Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Balaclava traz banda norte-americana Karate ao Brasil

Redação 89

Balaclava traz banda norte-americana Karate ao Brasil imagem divulgação

O selo e produtora Balaclava Records apresenta hoje mais uma atração internacional que trará ao país em 2024. Após o anúncio da vinda do inglês King Krule para o mês de março, a Balaclava traz, pela primeira vez à América do Sul, o trio de rock alternativo Karate, em apresentação única no Brasil. A banda, que retornou aos palcos recentemente, após ter encerrado suas atividades em 2005, é cultuada desde os anos 90 por sua sonoridade crua e melódica, se tornando referência mundial para fãs do indie, emo, jazz e pós-rock. O show acontece no dia 18 de agosto, domingo, no Cine Joia, localizado no bairro da Liberdade na capital paulista. Os ingressos já estão à venda online nos setores pista e mezanino.

Formado em 1993 na cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, o Karate tem seis álbuns de estúdio em sua discografia, lançados entre 1996 e 2004, e fez cerca de 700 shows em 20 países durante seus 12 anos em atividade contínua. Os músicos Geoff Farina, Gavin McCarthy, Eamonn Vitt e, mais tarde, Jeff Goddard desaceleraram e desconstruíram suas influências do pós-punk em seus três primeiros álbuns. Em 1997, Vitt deixou a banda e, agora novamente no formato de trio, o grupo soma às suas características anteriores elementos do jazz, blues e outras influências inusitadas nos clássicos discos “Unsolved” (2000), “Some Boots” (2002) e “Pockets” (2004).

A tensão nos acordes advinda do pós hardcore, a serenidade vocal e melódica do slowcore e uma complexidade jazzística tornaram o Karate únicos em sua cena. Nomes como Fugazi, Polvo, Sebadoh, Duster, Unwound, Tortoise, Built To Spill e Modest Mouse são frequentemente relacionados ao trio, mas ainda assim conseguem ser reconhecidos por uma sonoridade distinta. Faixas como “Original Spies”, “These Are Ghosts”, “Today Or Tomorrow” e “Sever” transmitem bem essa variedade e complexidade sonora criada pelo Karate.

Em 2021, realizaram uma parceria com o selo The Numero Group para lançar nos formatos físico e digital seu catálogo há tempos esgotado e fora das plataformas digitais por uma década, após a dissolução de seu selo original Southern Records, em 2008. Em julho de 2022, o grupo retornou aos palcos pela primeira vez em 17 anos. Em sua turnê de retorno, já se apresentaram em festivais importantes pelo mundo, como o Pitchfork Festival, em Chicago, e o Primavera Sound, nas edições de Barcelona e Porto. A banda está atualmente em estúdio, trabalhando em um novo material inédito.

Serviço:
Balaclava apresenta: Karate (EUA) em São Paulo
Data: 18 de agosto de 2024, domingo
Local: Cine Joia
Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
Horários: Portas 18h / Show 20h
Classificação etária: 16+ / menores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável legal
Ingressos: https://www.ingresse.com/karate-sp



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS