Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Aston Barrett, baixista de Bob Marley and the Wailers, morre aos 77 anos

Redação 89

Aston Barrett, baixista de Bob Marley and the Wailers, morre aos 77 anos imagem divulgação

Aston “Family Man” Barrett, baixista de Bob Marley and the Wailers, morreu neste sábado (03), aos 77 anos.

A notícia foi confirmada por Olivia Grange, ministra da Cultura da Jamaica, que escreveu no X (ex- Twitter): “Compartilho com vocês meu profundo pesar pelo falecimento de Aston Francis Barrett, popularmente conhecido como ‘Family Man’. Ele morreu no Hospital da Universidade de Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, após uma longa batalha médica”.

Barrett nasceu em 1946 e cresceu em Kingston, onde ajudaria a lançar as bases para o reggae e o dub. Depois de se juntar aos Wailers na década de 1970, Barrett tornou-se líder da banda de apoio de Bob Marley e coprodutor dos álbuns do grupo. Ele permaneceu como integrante até a morte de Marley, em 1981.

A história de Barrett é incrível, ele construiu seu primeiro baixo do zero usando madeira compensada, um varão de cortina e um velho cinzeiro. Aprendeu sozinho as notas musicais e se tornou um dos músicos de estúdio mais renomados, prolíficos e influentes da Jamaica. Em seu filme de 2007 “Bass Player”, o artista disse: “Eu toquei antes de Bob, com Bob, e depois de Bob. Ao longo do caminho eu criei um conceito totalmente novo de tocar baixo. Era o meu destino”.

A notícia da morte de Barrett chega a menos de duas semanas do lançamento de “Bob Marley: One Love”, cinebiografia de Marley em que Barrett será interpretado por seu filho, Aston Barrett Jr.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS