Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Wayne Kramer, do MC5, morre aos 75 anos

Redação 89

Wayne Kramer, do MC5, morre aos 75 anos imagem divulgação

Wayne Kramer, cofundador, guitarrista e vocalista da banda MC5, morreu nesta sexta-feira (02) aos 75 anos. A notícia foi compartilhada nas redes sociais do grupo musical. “Wayne Kramer faleceu hoje pacificamente de câncer no pâncreas”, diz um comunicado, que acrescenta: “Ele será lembrado por iniciar uma revolução na música, na cultura e na gentileza”.

Kramer se destacou como guitarrista no subúrbio de Detroit nos meados de 1963 com um grupo chamado Motor City Five, mais tarde encurtado para MC5. A banda começou a se estabelecer no cenário musical ao lançar em 1967 suas duas primeiras músicas, uma versão cover de “I Can Only Give You Everything” e sua própria “One of the Guys”.

O MC5 se tornou um ícone do garage rock com o lançamento do álbum ao vivo “Kick Out the Jams” em 1969. Para seu segundo álbum, “Back in the USA, de 1970”, os caras gravaram com o produtor de Bruce Springsteen, Jon Landau. A banda lançou apenas mais um álbum, “High Time”, de 1971, antes de se dissolver em 1972 devido aos desentendimentos por abuso de drogas entre seus integrantes.

De 1975 a 1978, Kramer cumpriu pena em uma prisão por tráfico de drogas. Ele somente se recuperaria nos anos 1990 quando se lançou em carreira solo, mas se destacou mesmo em 2014 com um disco que serviu como trilha sonora de um documentário sobre a prisão onde cumpriu pena. Em 2022, Kramer retomou – com músicos convidados – as atividades do MC5, uma banda que marcou gerações.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS