Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Canção “Big in Japan” do Alphaville completa 40 anos

Redação 89

Canção “Big in Japan” do Alphaville completa 40 anos imagem divulgação

Há 40 anos cravados, em 12 de janeiro de 1984, a banda alemã Alphaville lançava o single “Big in Japan”, que integraria seu álbum de estreia Forever Young, que seria lançado em 27 de setembro daquele ano.

A canção se tornou um sucesso imediato na Alemanha e em toda a Europa, conquistando o mundo na sequência e tornando-se um dos marcos do synth-pop dos anos 1980.

A letra de “Big in Japan” é difícil de ser compreendida. Em uma entrevista de 1998 à revista on-line alemã Re.flexion, o vocalista Marian Gold explicou a essência: “‘Big In Japan’ fala sobre duas pessoas que se amam e ao mesmo tempo tentam se livrar do vício em heroína. Eles imaginam como seria ótimo amar um ao outro sem a droga, sem roubo, sem clientes. Com emoções reais e mundos verdadeiros”.

Sobre o título da canção, Marian contou que a ideia nasceu em 1977, quando David Bowie estava em Berlim. Ele esperava conhecer o artista e começou a se aprofundar em bandas que cantassem em inglês: “Havia um sujeito que vendia coisas de bandas independentes dos EUA e do Reino Unido. Comprei o álbum de uma banda britânica chamada Big In Japan [primeira banda de Holly Johnson, do Frank Goes To Hollywood]. ‘Grande no Japão’ significa que se você não é nada em seu entorno, você pode ser grande em outro lugar. Você pode ser um rei em outro mundo [uma fantasia sobre ser livre enquanto está drogado]… Enfim, essa afirmação se encaixava perfeitamente na história dos amantes viciados. Então usei para o refrão da música”.

A estação de Berlim Zoo, citada na música, foi durante muito tempo um importante ponto de encontro para dependentes de drogas. A frase “I will wait here for my man tonight” não quer dizer que “esperarei aqui por meu homem esta noite” e sim “esperarei aqui por meu traficante esta noite”. “My man” é uma gíria inglesa dos anos 1970 para “meu traficante” ou o “cara que fornece a minha droga”.

Hoje o Alphaville fez um vídeo em suas redes sociais relembrando os 40 anos desse grande sucesso e revelou o seu processo criativo:

Utilize o player abaixo e relembre o videoclipe oficial de “Big in Japan”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS