Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Estudo diz que novos guitarristas precisam ser empreendedores digitais

Redação 89

Estudo diz que novos guitarristas precisam ser empreendedores digitais Foto: Sebastian Ervi (via Pexels)

Os guitarristas são figuras que arrancam suspiros por suas performances mirabolantes em bandas de rock. Mas com o desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos, está cada vez mais difícil esses músicos conseguirem empolgar as plateias. Essa é uma das observações feitas pelo estudo que leva o nome de “Rock Guitar Virtuosos: Advances in Electric Guitar Playing, Technology, and Culture”.

Os pesquisadores britânicos Jan-Peter Herbst e Alexander Paul Vallejo apontam que os heróis da guitarra moderna precisam lutar em duas frentes: relevância no ambiente digital e provação de sua autenticidade.

“Os guitarristas parecem estar presos em um paradoxo. Eles não podem simplesmente publicar um vídeo espontaneamente produzido e aparentemente autêntico de suas peças, mas também não podem se dar ao luxo de lançar nada menos do que perfeito. Se as performances são perfeitas, os guitarristas devem provar autenticidade ou ser acusados de trapaça”, diz o estudo, publicado pelo Guitar World.

O texto destaca que a internet tornou-se seu palco e os canais de mídia social viraram a plateia para um guitarrista, que necessariamente precisa ser um profissional que faz um pouco de tudo: “Eles escrevem, arranjam, gravam e produzem suas músicas de uma maneira DIY [faça você mesmo], muitas vezes adicionando elementos extras, como batidas eletrônicas e outras formas de design de som contemporâneo. Eles criam artes e vídeos animados para suas músicas. Eles administram sites e vendem suas músicas, tablaturas, aulas e mercadorias em outras plataformas. Eles produzem regularmente vídeos para seus canais de mídia social”, mostra o estudo.

“O que antes era um serviço de gravadoras, empresários ou outros profissionais de apoio, agora é realizado pelo próprio artista”, dizem os pesquisadores, acrescentando que esses profissionais nem precisam mais ir ao estúdio, porque cada um deles tem um espaço de gravação em seu próprio quarto.

O estudo deixa claro que não existem mais os dias do rockstar passivo esperando para ser descoberto por uma grande corporação. O herói da guitarra de hoje é um cara que traça um caminho no universo do empreendedorismo digital para conseguir provar para todos que é muito bom nas seis cordas.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS