Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Mercado de discos de vinil está no nível mais alto desde 1990, diz BPI

Redação 89

Mercado de discos de vinil está no nível mais alto desde 1990, diz BPI Imagem: Jan Kopřiva (via Pexels)

As vendas de álbuns de vinil no Reino Unido aumentaram pelo 16º ano consecutivo em 2023, crescendo ao ritmo mais rápido esta década, de acordo com a análise de dados oficiais do British Phonographic Industry (BPI). Novos lançamentos de artistas como Rolling Stones, Lana Del Rey, Ed Sheeran, Lewis Capaldi e Taylor Swift lideraram o aumento, com a demanda cada vez maior por álbuns de vinil e outros lançamentos em formato físico refletindo um mercado próspero.

Os novos dados indicam que mais de quatro quintos do consumo de música gravada no Reino Unido agora são compostos por streaming, mas a demanda por LPs de vinil continua a aumentar. O mercado está em seu nível anual mais alto desde 1990. Mais de 250 mil álbuns de vinil foram vendidos no Reino Unido apenas na semana passada – a semana de maior venda para o formato neste século. Enquanto isso, o mercado de CDs sofreu sua menor queda anual em quase uma década este ano.

Jo Twist, CEO do BPI, declarou: “Embora as vendas de LPs estejam em um caminho ascendente nos últimos 16 anos, é encorajador ver uma estabilização na demanda por CDs, bem como novas gerações de fãs de música se apaixonando pelo formato físico”.

Sete dos 10 maiores lançamentos de LPs de vinil deste ano são lançamentos de 2023, liderados por “1989 (Taylor’s Version)” e “Speak Now (Taylor’s Version)”, de Taylor Swift, “Did You Know There’s a Tunnel Under Ocean Blvd”, de Lana Del Rey, “Broken By Desire to Be Heavenly Sent”, de Lewis Capaldi, “Tension”, de Kylie Minogue, “The Ballad of Darren”, do Blur, e “Hackney Diamonds”, dos Rolling Stones.

Mais de 40% dos 100 LPs de vinil mais comprados de 2023 foram lançados nos últimos dois anos, incluindo novos trabalhos de artistas como Depeche Mode, Ed Sheeran, Gorillaz, Liam e Noel Gallagher, além das trilhas sonoras dos filmes “Barbie” e “Guardiões da Galáxia Vol. 3”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS