Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Faixas inéditas de Jimi Hendrix podem receber tratamento de IA, diz produtor

Redação 89

Faixas inéditas de Jimi Hendrix podem receber tratamento de IA, diz produtor imagem divulgação

Após o lançamento de “Now and Then”, o último single dos Beatles que fez a banda retornar às paradas de sucesso, aumentaram as especulações em torno do uso de softwares dotados de inteligência artificial (IA) para desenterrar tesouros musicais.

O produtor e engenheiro de som Eddie Kramer, que gerencia o trabalho de arquivo de Jimi Hendrix, foi ouvido pelo podcast “The Vinyl Guide”, onde compartilhou os detalhes dos recursos avançados da tecnologia de IA na produção de áudio.

Kramer lançou luz sobre as perspectivas de usar IA na exploração de material inédito de Hendrix: “Tenho certeza de que se encontrarmos outra fita com a voz de Jimi presente lá, sei que poderia usar algo semelhante, o que já fiz antes, mas agora será em um nível muito mais alto” (via Society Of Rock).

Como um membro vital da equipe Experience Hendrix, ao lado de Janie Hendrix (meia-irmã de Hendrix) e do arquivista John McDermott, Kramer é peça fundamental na gestão do catálogo e legado do saudoso artista.

Sabendo da possibilidade de garimpar esses materiais exclusivos, o produtor expressou o desejo de revisitar o material com tecnologia de IA e refletiu sobre as possibilidades: “Sim, há fitas que eu adoraria colocar as mãos com John e Janie me dizendo: ‘Ei, talvez possamos fazer X ou Y'”.

Embora tenha mencionado que nenhum lançamento iminente estava nos planos, Kramer expressou curiosidade sobre o futuro desses feitos de arquivo. Ele recentemente mixou um álbum ao vivo intitulado Jimi Hendrix Experience: Hollywood Bowl August 18, 1967, depois que a gravação original chegou até ele por alguém que a possuía e que entrou em contato com a Experience Hendrix.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS