Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

MARATY é o novo festival livre de música do Brasil

Redação 89

MARATY é o novo festival livre de música do Brasil imagem divulgação

A cidade histórica de Paraty receberá um novo festival de música livre – totalmente gratuito, democrático e inclusivo –, dedicado a estimular o amor à cultura e a valorização da música de qualidade, independentemente de gênero. Com curadoria do produtor musical João Marcello Bôscoli e do jornalista André Barcinski e produção de Leandro Carbonato, o festival MARATY será realizado de 14 a 16 de junho de 2024, com atrações em diversos pontos da cidade: shows, debates, workshops e exibição de filmes sobre música. A organização do evento também conta com Carlos Pitchu na direção de Marketing e Parcerias.

A proposta do MARATY é ser um evento imersivo e tranquilo, sem atrações simultâneas e que permita ao público prestigiar todos os artistas que se apresentarem no festival e participar de debates e workshops.

Na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico, um grande palco terá shows nacionais e internacionais de artistas de diferentes estilos, do rock ao soul, do afrobeat ao eletrônico, do jazz de vanguarda à música de raiz. Um palco-balsa itinerante, montado especialmente para o evento, levará alguns dos artistas do festival para apresentações em comunidades de ilhas e regiões costeiras mais distantes da cidade.

No Cinema da Praça, uma mostra de documentários musicais celebrará grandes nomes da música brasileira, enquanto um espaço em frente à Igreja de Santa Rita promoverá debates sobre nossa música, com presença de artistas e pesquisadores musicais. Artistas do festival também participarão de ciclos de workshop com estudantes da rede pública de ensino e moradores da região.

“O festival tem muitas propriedades. Seu ritmo, cadência, exuberância natural e cuidadosa curadoria musical trazem as pessoas para perto, informando, divertindo e formando plateias”, afirma João Marcello Bôscoli, um dos curadores do evento.

A produção local do MARATY empregará moradoras e moradores da cidade, pessoas acostumadas a trabalhar em grandes eventos realizados na região. Pelo menos 80% da mão-de-obra do evento será local, e todos os serviços essenciais – palco, iluminação, som, estruturas de tendas – serão contratados de empresas de Paraty, beneficiando diretamente a economia da região.

A escolha da cidade não foi por acaso. Quase equidistante de Rio de Janeiro e São Paulo e próxima do Vale do Paraíba, Paraty tem uma história rica e uma cultura singular, com a presença de quilombos, aldeias indígenas e grupos musicais e artísticos que preservam e celebram nossas raízes. A cidade respira cultura e pulsa história.

Além disso, Paraty fica numa das regiões mais bonitas do Brasil, com praias e ilhas paradisíacas. A infraestrutura turística é de excelência, com centenas de pousadas, hotéis e agências de turismo, que faz de Paraty uma cidade acostumada a receber bem pessoas do Brasil e do mundo.

“Moro em Paraty há 13 anos e frequento a cidade há 40. É uma alegria imensa fazer um festival que pretende beneficiar essa região que tanto amamos, trazendo música de qualidade de forma gratuita, realizando debates e workshops para a população local, e atraindo turistas que vão ajudar a economia local”, afirma o curador André Barcinski.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS