Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Primeiro festival de música alimentado por energia 100% renovável já está com data marcada

Redação 89

Primeiro festival de música alimentado por energia 100% renovável já está com data marcada imagem divulgação

Os caras do Massive Attack anunciaram que estão planejando um festival de música chamado Act 1.5, que será alimentado por energia 100% renovável e funcionará como um protótipo para a indústria da música. O membro fundador do grupo Robert Del Naja disse numa matéria publicada nesta terça-feira (05) pelo The Guardian que os promotores já têm a tecnologia disponível para reduzir drasticamente o impacto ambiental do setor.

“Sempre se fala em ‘vou esperar pela tecnologia’, mas a tecnologia está disponível. Hoje há maneiras de fazer isso”, explicou Del Naja, também conhecido como 3D, acrescentando que espera que o evento seja uma “prova de conceito” para a indústria da música de que festivais de baixo carbono são possíveis.

O Act 1.5 está programado para acontecer em 25 de agosto de 2024 na cidade de Bristol, na Inglaterra. O evento contará com todas as suas fontes de energia produzidas no próprio local através de baterias ou painéis solares; os vendedores de alimentos passarão por um controle para garantir que usem somente produtos cultivados na região e nada de origem animal; e os moradores de Bristol terão prioridade na compra de ingressos.

O evento do Massive Attack tem como alvo a maior fonte de emissões de carbono relacionadas aos shows: o transporte dos fãs. Mark Donne, cineasta e ativista climático que trabalhou com o grupo em vários projetos, disse ao The Guardian que 65% a 85% das emissões para shows de grande escala vêm de viagens do público. Ele afirmou que esse é um fato que a indústria não quer enfrentar.

De acordo com a BBC, o Massive Attack, sua equipe e os demais artistas que participarão do festival utilizarão em sua locomoção de suas casas para Bristol somente veículos elétricos ou alimentados por combustível certificado de resíduos HVO (óleo vegetal hidrotratado).

Em 2021, a banda criou um guia para a indústria da música sobre como combater as mudanças climáticas, em conjunto com o Tyndall Centre for Climate Change Research. Ele está disponível AQUI.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS