Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Shane MacGowan, vocalista do The Pogues, morre aos 65 anos

Redação 89

Shane MacGowan, vocalista do The Pogues, morre aos 65 anos imagem divulgação

Shane MacGowan, vocalista e compositor da banda The Pogues, morreu nesta quinta-feira (30) aos 65 anos, após ser recentemente diagnosticado com encefalite.

Sua esposa, a jornalista Victoria Mary Clarke, comunicou o falecimento e disse nas redes sociais: “Obrigada pela sua presença neste mundo, você o tornou tão brilhante e deu tanta alegria a tantas pessoas com seu coração, alma e sua música”.

MacGowan comandou o The Pogues de 1982 até sua separação em 2014. O grupo lançou sete álbuns de estúdio e influenciou toda uma geração de músicos.

Em 1988, Kirsty MacColl colaborou com The Pogues para a canção de Natal “Fairytale of New York”, escrita por MacGowan, que chegou ao número dois na parada britânica e continua sendo uma das canções natalinas mais populares do planeta.

O músico enfrentava ainda uma série de outros problemas de saúde e usava cadeiras de rodas desde 2015, após se machucar em uma queda. Ele revelou que foi diagnosticado com encefalite no ano passado em um vídeo postado nas redes sociais na véspera de Ano Novo e passou boa parte deste ano internado com o agravamento de seu quadro clínico.

Além de ser uma das figuras mais emblemáticas do punk rock, MacGowan se destacou por participar de vários esforços de caridade, o mais notório foi a regravação de “Perfect Day”, de Lou Reed, numa campanha que arrecadou mais de 2 milhões de libras (12,5 milhões de reais) para a instituição de caridade Children in Need da BBC.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS