SUPERBANNER BONÉ RS

Ícone dos 90, Evan Dando cria atmosfera caótica em últimos shows em SP

Redação 89

Ícone dos 90, Evan Dando cria atmosfera caótica em últimos shows em SP Foto: Fabiano Mendes

Evan Dando, o icônico líder dos Lemonheads, está prestes a encerrar sua série de shows explosivos, tornando os dois próximos domingos (dias 19 e 26) imperdíveis para os fãs brasileiros. As apresentações marcam uma fase de forte experimentação do artista e acontecem no Bar Alto – cuja curadoria é feita pelo jornalista Lucio Ribeiro, do festival Popload, e Fernando Dotta e Rafael Farah, do selo Balaclava.

Essas são as últimas oportunidades de testemunhar a energia caótica característica do “rock raiz” de Dando no Brasil antes que ele mergulhe na gravação do próximo álbum da banda no próximo ano, que será comandada pelo produtor Apollo Nove – ex-Planet Hemp que já produziu nomes como Rita Lee e Nação Zumbi.

“Estar no Brasil e fazer música com Apollo me atingiu como um raio, foi uma reação química que só aconteceu algumas vezes antes na minha vida. Cada vez que nos encontramos para tocar e gravar é melhor do que da última vez”, declara Dando.

O artista, que superou uma tumultuada batalha contra o vício em drogas, escolheu São Paulo como palco para uma fase experimental única em sua carreira. O cantor se encantou pela riqueza cultural da cidade, sua atmosfera rock-and-roll e pela filha do cantor e compositor Renato Teixeira, Antonia Teixeira, com quem está se mudando para a Serra da Cantareira.

Nos shows promovidos no Bar Alto, Dando, que adotou o costume de caminhar descalço pelas vias de São Paulo e assim permanece durante sua performance, resgata a intensidade e autenticidade características do rock dos anos 90.

Seus empresários aconselharam cautela, sugerindo que ele aguardasse o lançamento do novo single no final do ano antes de subir ao palco novamente. No entanto, o roqueiro, fiel à sua essência, decidiu seguir seu instinto e criar uma conexão íntima com a cidade que escolheu como lar por meio de uma série de shows exclusivos para o público do Bar Alto.

“Desde que idealizamos o Bar Alto para promover shows inesquecíveis com uma curadoria caprichada e uma pegada muito mais próxima do público do que os grandes festivais, eu queria convidar o Evan Dando para uma residência. Sempre fui fã dele, que desde os anos 90 é essa figura ímpar, que entregava lirismo em meio ao grunge pesado de bandas como Nirvana e Soundgarden. Sou fã dos Lemonheads, já fui a vários shows e, depois de ver o Evan em show solo, sabia que ele seria um nome perfeito para o Bar Alto”, comenta o jornalista e curador Lúcio Ribeiro. “Essa residência dele é um sonho realizado. Trouxemos alguém que fez história na música independente com suas letras e estilo musical próprio e causou uma das principais revoluções no cenário independente para o qual o Nirvana abriu as portas”, finaliza Ribeiro.

Esta etapa em São Paulo antecede a gravação histórica do primeiro álbum com músicas originais dos Lemonheads desde 2006. Sob o comando do renomado produtor brasileiro Apollo Nove, o projeto promete uma fusão singular de talento internacional e local.

“O Evan é um dos poucos sobreviventes ativos da geração dele. Depois de dois álbuns de versões, estamos reencontrando o Evan compositor, com novas músicas fortes e muita personalidade”, antecipa o produtor. “O trabalho dele é atemporal, como o da Patti Smith. É genuinamente americano e Pop, que não busca recursos ‘moderninhos’ de produção e, portanto, nunca envelhece. Nas demos que estamos gravando para o novo álbum do Lemonheads, o Evan toca praticamente todos os instrumentos como uma forma de buscar a essência que ele quer imbuir em cada canção. Produziremos tudo aqui em São Paulo, no A9 Audio, meu estúdio. Será um álbum lindo, simples e autêntico, que não copia os anteriores e reflete uma nova fase do Evan, com mais experiência de vida”, finaliza Apollo.

Após a última apresentação da série, Evan Dando se despede temporariamente do Brasil, deixando os fãs ansiosos pela promessa de seu novo capítulo musical.

Serviço
Evan Dando no Bar Alto
Data: Aos domingos de novembro, às 19h
Capacidade: 100 pessoas
Valor: R$ 40
Local: Bar Alto – Rua Aspicuelta, 194 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Ingressos para o dia 19 de novembro: https://www.ingresse.com/evandando-baralto19 (ingressos para o dia 26 serão disponibilizados próximos à data)



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS