Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Retorno dos Engenheiros do Hawaii encheria três Allianz Parque? Pesquisador responde

Redação 89

Retorno dos Engenheiros do Hawaii encheria três Allianz Parque? Pesquisador responde imagem divulgação

O jornalista Gustavo Maiato conversou recentemente em seu canal no YouTube com Fabrício Mazocco, pesquisador do rock nacional e autor de Contrapontos, a biografia de Augusto Licks, ex-guitarrista dos Engenheiros do Hawaii.

Sobre um retorno da banda, nos moldes como aconteceu recentemente com os Titãs, Maiato diz: “Eu acho muito difícil que aconteça uma reunião da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii. E acredito que não é justo compará-los com o caso dos Titãs, porque são bandas distintas”.

O pesquisador ressalta que o retorno dos Titãs está ligado à nostalgia: “Olha o que os Titãs fizeram! E o engraçado é que isso eles não fizeram quando estavam juntos… é a possibilidade de encontro, porque você tem aí um pessoal depois de 92 que fala: ‘Eu não vi um show com o Arnaldo [Antunes], por exemplo”.

Ele continua: “É um momento único que você tem. E os caras encheram estádios. Cara, eles encheram três Allianz Parque e tão enchendo mais três Allianz Parque de novo”. Então, Maiato comenta que os Engenheiros também poderiam fazer o mesmo e Mazocco completa: “Eu acho… eu desconfio… eu acho que teria público, muita gente querendo ver”.

O pesquisador revelou que Carlos Maltz, ex-baterista dos Engenheiros, tentou entrar em contato sobre a possibilidade de uma reunião, mas não obteve sucesso. Por outro lado, Augusto Licks, parece mais aberto à ideia (via Whiplash.Net).

Para ele, o legado da banda é gigantesco: “Quando você vai nos shows do Humberto [Gessinger] você tem aquelas pessoas com mais de 40, mas também há aqueles de 15 e 16 anos… o que prova a capacidade que esses artistas [do rock nacional] têm de reciclar esse público… e o rock não está hoje na mídia”.

No bate-papo, Mazocco enfatizou que dificilmente o fenômeno do rock nacional da década de 1980 será replicado, muito por conta da mudança no cenário da mídia e da indústria da música.

“Bandas como Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Ira! se tornaram ícones porque emergiram em um momento em que o rock nacional se tornou um fenômeno cultural e midiático. Na década de 80 até o final dos anos 90, o rock nacional dominou de forma avassaladora”, explicou.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS