Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nile Rodgers mostra que “funk de verdade” tem muito rock and roll

Redação 89

Nile Rodgers mostra que “funk de verdade” tem muito rock and roll imagem divulgação

O lendário Nile Rodgers, um dos produtores mais renomados do planeta Terra e guitarrista do Chic, acabou de fazer uma apresentação antológica na série “Tiny Desk Concerts” da NPR, a rádio pública dos Estados Unidos.

O setlist de seis músicas de Rodgers serve como um lembrete de quão onipresente seu trabalho é na história da música contemporânea. Ele e seus companheiros de banda começaram a performance com seu clássico “Le Freak”, uma música concebida durante a véspera de Ano Novo de 1977, que traz uma vibe toda especial de festa, com uma base de baixo desconcertante, mas… uma letra rock and roll. O refrão que diz “Freak Out”, algo como surtar, originalmente era “Fuck Off”. “Toda vez que canto ‘Freak Out’ eu mando alguém para aquele lugar”, disse Nile em entrevista.

Na sequência, a banda mandou “I’m Coming Out”, que o produtor escreveu para Diana Ross após descobrir que ela ara reverenciada pela comunidade gay. Com um requintado solo de trombone, a música se transformou em um verdadeiro hino de “sair do armário”. Os hits “We Are Family”, do Sister Sledge, e “Get Lucky”, parceria com Daft Punk, formam inseridos para completar uma sequência alucinante, com pitadas de improviso de todo o grupo.

Chic e Nile Rodgers foram para a parte final da performance com seu clássico “Good Times”, provando ainda mais sua enorme influência ao incorporar uma parte do sucesso global do hip hop “Rapper’s Delight”, do Sugarhill Gang. Por fim, o set terminou com “Let’s Dance”, de David Bowie, uma emblemática música de Nile. Nela, ele incorporou elementos de rock, funk, dance, disco e new wave ao longo de sete minutos, onde apresenta inúmeros solos, incluindo trompete, saxofone, guitarra e percussão. Uma obra de arte que mostra toda a criatividade do produtor e de como o seu funk consegue trafegar por diversos gêneros e entregar o que a gente conhece como “música boa”.

Você pode conferir no player abaixo um dos episódios da série “Tiny Desk Concert” mais divertidos de todos os tempos:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS