SUPERBANNER BONÉ RS

IA “ressuscita” Junior Wells para lançamento de single de Halloween

Redação 89

IA “ressuscita” Junior Wells para lançamento de single de Halloween imagem divulgação

A lenda dos Blues, Junior Wells, está de volta 25 anos após ter morrido. O cantor e gaitista norte-americano teve sua voz resgatada – ou ressuscitada – pela tecnologia de inteligência artificial (IA) para uma aplicação em “It’s Your Voodoo Working”, uma versão cover do clássico de 1961 de Charles Sheffield.

A nova gravação conta com produção de Jürgen Engler, fundador da banda industrial alemã Die Krupps, e é um lançamento do selo Cleopatra Records.

“Queríamos que fosse autêntico. Muito pensamento e produção entraram nisso, começando pela música orgânica. Você vai ouvir muita música criada por IA no futuro. Na verdade, já há muita coisa por aí. Mas sempre tem essa vantagem mecânica. Essa era a última coisa que queríamos aqui”, disse Brian Perera, CEO da Cleopatra Records.

O empresário garante que não criou um novo Junior Wells. “O que criamos é um veículo que permite que ele continue atuando, e estamos fazendo isso com a total aprovação do espólio do Junior. Este é o Junior interpretando, surpreendente, uma música que ele nunca tocou enquanto estava vivo”.

Confira no player abaixo a nova versão de “It’s Your Voodoo Working”, com vocais via IA de Junior Wells, que chega para celebrar o Halloween.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS