SUPERBANNER BONÉ RS

The Killers: “Mr. Brightside” completa 20 anos

Redação 89

The Killers: “Mr. Brightside” completa 20 anos imagem divulgação

Há 20 anos cravados, em 29 de setembro de 2003, os caras do The Killers lançavam seu single de estreia: “Mr. Brightside”, uma canção que retrata uma história real de traição vivida pelo vocalista Brandon Flowers. No início de 2001, ele foi a um bar e presenciou uma cena que o marcou para sempre. “Eu estava dormindo e sabia que algo estava errado”, disse ele numa entrevista à Q Magazine. “Eu tenho esses instintos. Fui ao Crown and Anchor, um bar em Las Vegas, e minha namorada estava lá com outro cara”.

Na mesma época, Flowers conheceu o guitarrista Dave Keuning, que já havia desenvolvido uma base com um riff poderoso. “Quando ouvi esses acordes pela primeira vez, escrevi a letra e não perdemos muito tempo. É também por isso que não há um segundo verso. O segundo é o mesmo que o primeiro. Eu simplesmente não tinha outras palavras”. A dupla pegou uma bateria eletrônica para gravar uma demo que apresentou-se sombria. Pouco tempo depois, o baterista Ronnie Vannucci Jr. criou uma batida acelerada, que fez toda a diferença.

A canção sobre “dar a volta por cima” não teve uma recepção imediata do grande público no seu lançamento original. Ela só realmente alcançou as multidões ao ser reeditada como single de estreia do primeiro álbum do The Killers, Hot Fuss, no ano seguinte, atingindo o número 10 nas paradas americana e britânica. Depois disso, se tornou o carro-chefe das apresentações da banda até ser eleita “Canção da Década” pelas estações de rádio britânicas Absolute e XFM.

“Mr. Brightside” vem atingindo marcas muito representativas ao longo dos anos. Vamos ficar somente em dois exemplos: ela chegou a mais de 1 milhão de vendas puras (downloads e CDs) em 2018, de acordo com a Official Charts Company; e no ano passado, o Spotify informou que a faixa ultrapassou a marca de um bilhão de plays em sua plataforma.

Enquanto algumas bandas se ressentem da ideia de serem para sempre associadas ao seu single de estreia, Flowers revelou que sente-se orgulhoso de “Mr. Brightside” ter resistido ao teste do tempo: “Eu nunca me canso de cantá-la”. E você?



COMPARTILHE