SUPERBANNER BONÉ RS

Nirvana: Krist Novoselic revela uso de IA para restaurar músicas da banda

Redação 89

Nirvana: Krist Novoselic revela uso de IA para restaurar músicas da banda imagem divulgação

Neste 21 de setembro, dia que marca o 30º aniversário de lançamento do álbum In Utero, o último trabalho de estúdio do Nirvana, a NME publicou uma entrevista com Krist Novoselic, baixista da banda. Ele falou sobre o legado desse disco e revelou algumas curiosidades sobre a In Utero 30th Anniversary Edition, que será lançada no mês que vem.

O destaque dessa nova edição do álbum fica por conta de 53 faixas ao vivo inéditas que, segundo Krist, foram resgatadas com a ajuda da inteligência artificial (IA). “Estou animado com os shows ao vivo, porque eles usaram IA. Pegamos as fitas de áudio digital da mesa de som em Roma, Seattle e Los Angeles, então a IA conseguiu separar todos os instrumentos e fizemos uma mixagem muito boa disso”, revelou.

Questionado se o Nirvana consideraria usar IA para criar um novo material, assim como os Beatles pretendem fazer em breve com seu “último single”, respondeu: “É uma boa ideia… Vou falar sobre isso com Dave [Grohl] e Pat [Smear]”.

Krist acrescentou que não sabe se há demos ou gravações do Nirvana que poderiam render novas músicas da banda. Ele deixou claro: “Há uma questão

ESTE CONCURSO É VÁLIDO ATÉ A DATA

sobre: ‘Isso é Nirvana em IA?’ Há muitas dessas coisas já no Youtube e essa é uma discussão que terá que ser resolvida quando se trata de direitos autorais e desinformação… Kurt não está aqui no presente, então tudo tem que ser feito corretamente”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS