Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Pink Floyd: álbum “A Momentary Lapse Of Reason” completa 36 anos

Redação 89

Pink Floyd: álbum “A Momentary Lapse Of Reason” completa 36 anos imagem divulgação

Há exatos 36 anos, em 7 de setembro de 1987, o Pink Floyd lançava o álbum A Momentary Lapse Of Reason, que rendeu os singles “Learning to Fly”, “On the Turning Away” e “One Slip”.

Trata-se do primeiro disco do Pink Floyd gravado sem seu membro fundador Roger Waters, que havia brigado com os demais integrantes e judicialmente pedia a dissolução do grupo.

As sessões de gravação rolaram entre novembro de 1986 e fevereiro de 1987 e contaram ainda com o retorno do tecladista Richard Wright, que havia sido demitido da banda por Waters durante a gravação de The Wall, em 1979. Artisticamente ele pouco colaborou, mas seu retorno deu legitimidade ao nome original do grupo que seguiria sem a presença de Waters.

Diferentemente dos demais trabalhos do Pink Floyd, A Momentary Lapse Of Reason não é um disco conceitual, caracteriza-se por ser um apanhado de faixas que inicialmente seriam aproveitadas em um trabalho solo do guitarrista David Gilmour.

Sua arte de capa é considerada uma das mais intrigantes da história do rock. A imagem foi criada sem nenhum tipo de efeito por Storm Thorgerson. A equipe dele montou 700 camas de hospital numa praia de Saunton Sand, na Inglaterra, para que ele buscasse uma representação visual de surrealismo extremo.

A Momentary Lapse Of Reason é um álbum sombrio na maior parte do tempo, com experimentação industrial e um bom contraponto aos sons mais chamativos produzidos pela maioria das bandas nos anos 1980. No final das contas, não deixou de capturar a essência do que é o Pink Floyd.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS