SUPERBANNER BONÉ RS

Com mensagens inspiradoras, Kilotones lança EP “Terra Brasilis” e prepara caminho para novo álbum

Redação 89

Com mensagens inspiradoras, Kilotones lança EP “Terra Brasilis” e prepara caminho para novo álbum Foto: Nátaly Schiavon

Se o cenário mainstream do pop se encontra saturado de batidas e mensagens genéricas, é na cena independente que a criatividade sonora típica da música brasileira tem encontrado os expoentes mais interessantes. Um dos exemplos da afirmativa é o trio Kilotones, que lançou nesta sexta-feira (25) o novo EP, Terra Brasilis.

Eles já apresentaram seu som em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock, eventos que sempre buscam a mistura sonora. Os irmãos trazem como influências para o novo lançamento o pagodão baiano, música eletrônica, reggaeton e mangue beat. “O novo álbum foi influenciado pela guitarrada paraense, a ciranda e o maracatu de pernambuco, o axé baiano, o rock brasiliense, o samba carioca, o lamento caipira paulista e o reggaeton de Porto Rico”, explica João Barrionovo que também afirma que o sincretismo cultural representa um pedaço da luta e esperança do povo brasileiro.

Formado pelos irmãos de Ribeirão Preto, JP Barrionovo (guitarrista), AJ Barrionovo (baixista e vocalista), e Pedro Barrionovo (baterista e produtor), o trio apresenta sonoridade que une a mistura rítmica com mensagens de esperança em tempos de caos. A sequência de lançamentos contará com três capítulos: No capítulo 1, cujo título é Terra Brasilis, conta com três faixas ‘Terra Brasilis’, ‘Aurora’ e ‘A Levantar’. Esse é o primeiro capítulo de uma sequência de três que vai culminar no novo álbum intitulado A Terra Brasilis Brasilerô.

Neste primeiro EP, o Kilotones narra o surgimento da esperança como fio condutor da existência e aquilo que dá sentido à vida. “Talvez o tempo seja o senhor que ensina a lutar/ Talvez os passos firmes de hoje é de quem aprendeu a levantar”, dizem os versos de ‘A Levantar’, com refrão que invoca o ouvinte a caminhar sem medo. “Separamos a ordem de lançamento como se fossem capítulos apresentando como a Esperança surge, cresce e é celebrada”, explica AJ.

Com a mistura de ritmos percussivos à sintetizadores eletrônicos, a banda garante um som encorpado, ainda que com formação enxuta. Ao lançar um projeto que tem liga entre todas as faixas, o Kilotones recupera do passado o conceito precioso do que é um álbum, com cada composição servindo como página de um livro que encaminha o ouvinte assim como o escritor que guia o leitor pela jornada do herói. “Cada música deste álbum representa um pouco desse Brasil que é complexo e fascinante ao mesmo tempo. Queremos transmitir uma mensagem de resiliência, mostrando que, apesar dos obstáculos, há uma luz vibrante e um espírito coletivo de esperança que nos impulsiona a olhar para um futuro melhor”, aponta Pedro.

O mesmo ponto de vista sobre a sonoridade é compartilhado pelo produtor Paulinho Vaz, que comandou a produção do projeto ao lado de Pedro. Para ele, a atual guinada da banda é reflexo do amadurecimento dos irmãos. “Esse disco tem coisas muito interessantes. Eu acho que a banda trouxe muito a cara brasileira para o disco, sem deixar a pegada rock, de tocada forte, com intensidade. Eu acho que as misturas de timbres, de beats eletrônicos, de coisas brasileiras, traz uma identidade um pouco mais ampla e abre um campo para que a banda atinja um público que até então não a escutava”, conclui.

O Kilotones segue com a tour ‘A Terra Brasilis Brasilerô’ e desta vez tocam em Campinas neste sábado, 26 de agosto no Clube da Música, às 19h.

Este projeto foi possível com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), que já contemplou mais de 5.400 projetos, em 394 editais, nos mais diversos segmentos, como teatro, dança, artes cênicas, música, circo, festivais, artes visuais e projetos multidisciplinares e também do O ProAC ICMS, programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.

Serviço:
Show “A Terra Brasilis Brasilerô”
Quando: 26 de agosto I sábado I 19h
Local: Clube da Música
Endereço: Av. Anchieta, 842
Entrada gratuita



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS