Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

“As Histórias São Iguais”: livro conta bastidores do disco icônico da Relespública 20 anos depois

Redação 89

“As Histórias São Iguais”: livro conta bastidores do disco icônico da Relespública 20 anos depois imagem divulgação

Ponta de lança da cena independente curitibana e uma das formações mais importantes do rock alternativo brasileiro, a Relespública celebra em 2023 os vinte anos de sua obra mais famosa: o disco As Histórias São Iguais.

O lançamento do álbum no formato vinil e um livro sobre os bastidores marcam as comemorações. Os eventos estão programados para o mês de setembro em Curitiba.

O livro já está em pré-venda no site da editora Barbante (AQUI). Na obra, os autores Melissa Medroni e Marcelo Dallegrave revelam as origens do grupo, os altos e baixos de sua trajetória e as histórias por trás do álbum.

Organizada no formato faixa a faixa, a publicação é ilustrada por Guilherme Caldas, autor das artes originais do disco. O prefácio é do jornalista e ex-integrante da banda Ivan Santos e a quarta-capa é assinada pela cantora e compositora do grupo Criaturas, Xanda Lemos.

Os autores
Melissa Medroni é paulistana, jornalista e servidora pública federal. Marcelo Dallegrave é curitibano, fotógrafo, vocalista da banda Squalidus Johnsons e servidor público. Juntos, o casal também escreveu, da coleção Sound+Vision, Corredor Polonês — Patife Band e a criação da obra-prima esquecida do rock brasileiro, atualmente esgotado.

A banda
A Relespública é há 33 anos uma referência na cena musical brasileira. O grupo é formado por Ricardo Bastos (baixo), Emanuel Moon (bateria) e Fabio Elias (guitarra e vocal). Já se apresentou em festivais como SuperDemo (RJ), Abril Pro Rock (Recife), GIG Rock (Porto Alegre), Goiânia Noise, entre outros. Em 2001, subiu ao palco do Rock in Rio, quando durante um contrato com a Universal Music. O disco As Histórias São Iguais foi lançado de forma independente após o rompimento com a gravadora, quando a banda retornou para Curitiba, e, em parceria com o empresário Marcelo Crivano, resgatou na capital mais fria do país as suas raízes mod.

A coleção
As Histórias São Iguais é o quinto volume da coleção Sound+Vision. Os livros têm formato de bolso e se debruçam sobre um álbum específico em duas frentes: o texto do autor é acompanhado de imagens feitas por artistas visuais convidados, que traduzem graficamente as músicas de cada disco.

A editora
A Barbante nasceu em Curitiba em 2016. Aliando conteúdos de qualidade com acabamentos gráficos fora do convencional e de primeira linha, conecta livros e leitores em tiragens limitadas que mesclam o alto padrão oferecido pelas grandes casas editoriais com a delicadeza e o cuidado das edições feitas à mão por selos independentes.

Saiba mais em EditoraBarbante.Com.Br

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS