Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Instalação artística interativa reflete a qualidade do ar de São Paulo

Redação 89

Instalação artística interativa reflete a qualidade do ar de São Paulo imagem divulgação

Depois de passar pelo Parque Burle Marx, a mostra “VIVACIDADE – poéticas socioambientais” ocupa a Praça Adolpho Bloch, nos Jardins, em São Paulo. De 26 de agosto a 10 de setembro, a obra de arte digital “RESPIRAMOS” (2023) ilumina o local, ao mesmo tempo em que reflete o conteúdo do ar que respiramos, em tempo real, a partir da coleta de dados sobre as concentrações de poluentes aéreos da cidade (divulgados pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A cada momento, a escultura de luz criada pela dupla de artistas digitais Rizomatique possui um colorido diferente. A interatividade do público se dá através de um tablet, que será fornecido ao participante pela monitoria da mostra.

A partir do aparelho, é possível selecionar os componentes do ar para a visualização na escultura. Cada cor equivale a um dos poluentes mais comuns em São Paulo: partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), ozônio (O3), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2). Todos esses elementos são invisíveis ao olho nu, mas a escultura os revela através dos espectros de cor referentes a cada poluente no ar.

A estrutura de LED vazada integra-se com as árvores e o paisagismo da praça e sua alimentação é de fonte renovável e com o menor impacto ambiental possível (não há gerador, que é derivado de petróleo e, portanto, mais poluente).

O convite é refletir a respeito da qualidade do ar que respiramos, das mudanças climáticas e da densidade demográfica de uma megalópole como São Paulo. A linguagem da mostra é direcionada a crianças e jovens pelo caráter pedagógico. Porém, devido ao formato ao ar livre, impacta um público massivo.

Serviço
Mostra VIVACIDADE – poéticas socioambientais (parte 2)
de 26 de agosto a 10 de setembro de 2023
Grátis
Praça Adolpho Bloch, esquina com Avenida Brasil, Jardins, São Paulo-SP
Horários:
funcionamento – 24 horas
interatividade – aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Curadoria: Marília Pasculli
Produção: Cult.Bit



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS