Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Google trabalha para licenciar vozes de grandes artistas na criação de músicas por IA

Redação 89

Google trabalha para licenciar vozes de grandes artistas na criação de músicas por IA imagem divulgação

O Google está em negociação com a Universal Music para um acordo que pode fazer com que as vozes dos artistas do catálogo da gravadora sejam oficialmente licenciadas para uso em músicas geradas por inteligência artificial (IA), segundo relatou uma reportagem do Financial Times.

O objetivo é desenvolver uma ferramenta paga que possa ser usada pelos fãs para criar novas músicas com tecnologia capaz de copiar vozes de cantores como Freddie Mercury, Elton John e Mick Jagger, por exemplo.

O jornal diz que esse acordo permitiria que a Universal e seus artistas monetizassem a prática de clonagem de voz, cujo uso não oficial já é generalizado. As fontes relataram que os cantores poderiam optar pela plataforma e receber royalties pelo uso licenciado de sua voz. Outra fonte afirmou que a Warner Music também tem conversado com o Google sobre um produto semelhante.

Embora nenhum lançamento de ferramenta de IA envolvendo gravadoras tenha sido anunciado até o momento, é bem provável que um produto oficial de criação de música por IA seja disponibilizado em breve, numa tentativa de frear a produção de bizarrices que andam surgindo na internet como Johnny Cash cantando “Barbie Girl”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS