SUPERBANNER BONÉ RS

Startup Cassette quer popularizar criação de música por inteligência artificial

Redação 89

Startup Cassette quer popularizar criação de música por inteligência artificial imagem divulgação

A Cassette é a mais nova startup que promete popularizar a criação de música a partir da Inteligência Artificial (IA). A empresa apresenta-se como “seu copiloto para a música”. O objetivo é que os usuários criem trilhas sonoras para suas festas de família, uma mixtape para distribuir entre amigos ou mergulhem em experiências sonoras para aprender a produzir músicas.

O cofundador Akhil Tolani, que foi o desenvolvedor do iMusic da Apple, explica que basta dar um comando em texto para o app criar sua nova música. Você precisa apenas descrever o que tem em mente. Ele dá um exemplo: “Crie uma batida hip-hop hipnotizante e cativante que flui perfeitamente com uma vibração introspectiva. Comece com um piano lento e hipnótico e introduza novos acordes melancólicos, evocando um sentido de reflexão” (via Music Ally).

Tolani destaca que o programa de IA da Cassette foi desenvolvido para trabalhar somente com a criatividade do usuário. Não é possível, por exemplo, pedir para o app criar uma música no estilo de algum artista específico. “Dizemos às pessoas que o sistema não vai entender quem é Drake, ou quem é Daft Punk, porque não é treinado nessas músicas”, explica ele.

O serviço da Cassette visa, portanto, reduzir a barreira da criação musical e fazer com que os usuários sintam-se criativos e busquem se aperfeiçoar em suas produções. Dessa forma, incentiva as pessoas a tentarem entender como funciona a estrutura de uma música.

“Não pretendemos que nossa IA seja capaz de fazer a próxima música dos Beatles. Não é o que almejamos aqui. Não queremos substituir músicos. A calculadora não substituiu os matemáticos. Só facilitou o cálculo das coisas”, comenta Tolani, que trabalha para que seu app não seja visto como algo que impacta negativamente os músicos profissionais. O serviço ainda está em desenvolvimento (é preciso entrar numa lista de espera para utilizar) e pode ser acessado em https://cassetteai.com.

Ontem a gente divulgou uma pesquisa indicando que 8 em cada 10 músicos temem ser substituídos pela IA. Mas é bom lembrar que a tecnologia sempre chega como uma aliada da criatividade. Há cerca de um mês o youtuber Matheus Tavares, do canal Vibe Infinita, mostrou como o Daft Punk criou um sampler a partir de uma canção disco desconhecida dos anos 1970 e, dessa forma, produziu um dos maiores clássicos deste século. E foi apenas copiando e colando trechos de batidas da antiga música num programa de computador. Veja abaixo a explicação:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS