Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Pesquisa diz que 8 em cada 10 músicos temem ser substituídos por inteligência artificial

Redação 89

Pesquisa diz que 8 em cada 10 músicos temem ser substituídos por inteligência artificial imagem divulgação

Um novo estudo da Believe.Com sobre inteligência artificial (IA) na indústria da música descobriu que 77% dos artistas temem ser substituídos pelas máquinas. De acordo com os dados, divulgados pelo Digital Music News,  mesmo com o “terror da AI” rondando os estúdios, 27% dos entrevistados revelaram que “usaram algum tipo dessas novas ferramentas em seus trabalhos”.

Para 35% dos entrevistados, a nova tecnologia foi utilizada em seu “processo criativo”, enquanto os demais relataram que buscaram a IA para para questões de marketing e engajamento em redes sociais.

As descobertas mais preocupantes do estudo, envolvem a disposição dos artistas pesquisados de “oferecer sua música para aprendizado de máquina” (50%) ou “dar consentimento para que sua música, voz e criação de arte sejam usados em IA generativa” (33%).

A pesquisa, que ouviu cerca de 1.500 músicos de Estados Unidos, México, Reino Unido e França, mostrou que outra grande preocupação dos artistas é com o potencial da nova tecnologia para alimentar casos de plágio.

 

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS