SUPERBANNER BONÉ RS

Bon Jovi e o nascimento do “MTV Unpplugged”

Redação 89

Bon Jovi e o nascimento do “MTV Unpplugged” imagem divulgação

A série Unplugged da MTV é uma das mais celebradas do mundo da música ao mostrar que por trás de trabalhos elétricos sempre há muita emoção. E tudo começou no “MTV Music Video Awards” de 1989, onde Jon Bon Jovi e Richie Sambora subiram ao palco com seus violões para entregar performances acústicas de “Wanted Dead Or Alive” e “Livin’ On A Prayer”, hits do Bon Jovi.

Os executivos do canal de música deram a ideia para a banda com o objetivo de testar um formato que eles acreditavam ser popular. E estavam cobertos de razão! No final daquele mesmo ano, a MTV estreou um programa com artistas convidados fazendo versões desplugadas, até que em 1991 Paul McCartney lançou o primeiro disco no formato MTV Unplugged, dando início a uma série de registros que se tornariam parte importante da discografia de grandes artistas.

No ano seguinte, o “Acústico” de Eric Clapton se tornou o disco ao vivo mais vendidos de todos os tempos. Gigantes como Phil Collins, Bob Dylan e Eagles se renderam ao formato, enquanto bandas como Pearl Jam, Alice in Chains e Nirvana ampliaram seu leque de atuação no mercado da música ao realizar apresentações desplugadas para o canal.  Aqui no Brasil, o Acústico MTV se consolidou no final dos anos 1990 dando novas direções às carreiras de bandas como Titãs e Capital Inicial.

A MTV escreveu um capítulo importante na história, mas a origem do Unplugged pode ter surgido no início dos anos 1970 quando o Led Zeppelin passou a incluir sets acústicos em suas apresentações. Historicamente, o início do formato é creditado para uma performance de Pete Townshend, do The Who, no show beneficente da Anistia Internacional, “The Secret Policeman’s Ball”, em 30 de junho de 1979. A produção do evento o convenceu a deixar sua guitarra para trás e executar os clássicos “Pinball Wizard” e “Won’t Get Fooled Again” apenas com um violão, acompanhado de John Williams. A performance passou a inspirar apresentações do gênero ao longo dos anos 1980, até que a MTV entendeu que poderia aumentar sua audiência ao registrar nomes importantes da música tocando violão como se fosse entre amigos.

Nos players abaixo você tem a apresentação do Bon Jovi no “MTV Music Video Awards” de 1989 e a performance acústica histórica, de 10 anos antes, de Pete Townshend para a Anistia Internacional:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS