SUPERBANNER BONÉ RS

Estudo sugere que o silêncio pode ser ouvido

Redação 89

Estudo sugere que o silêncio pode ser ouvido imagem divulgação

Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, acabam de concluir que o silêncio é algo que percebemos da mesma forma que outros sons. Em um novo estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, eles demonstraram que a ausência de som ainda é algo que se pode ouvir, respondendo a uma pergunta que vem intrigando filósofos há séculos.

“Surpreendentemente, o que nosso trabalho sugere é que nada também é algo que você pode ouvir”, disse o autor principal do estudo, Rui Zhe Goh.

O site da Jhons Hopkins mostra que assim como as ilusões de ótica enganam o que as pessoas veem, as ilusões auditivas podem fazer o mesmo com o som. Um exemplo é conhecido como “ilusão de um-é-mais”, onde um bipe longo parece mais longo do que dois bipes curtos consecutivos, mesmo quando as duas sequências têm a mesma duração.

Os pesquisadores tocaram para um grupo de mil pessoas dois períodos de silêncio de igual duração, mas depois colocaram uma pequena explosão de ruído em um deles. Os participantes acreditavam que o silêncio contínuo era mais longo. Outras ilusões de silêncio produziram resultados semelhantes ao longo do estudo.

De acordo com os pesquisadores, o fato de as ilusões baseadas no silêncio produzirem os mesmos resultados que nas experiências baseadas em som, indica que as pessoas ouvem o silêncio como ouvem sons comuns.

No player abaixo você tem o áudio do teste aplicado pela Johns Hopkins mostrando que o silêncio pode literalmente ser ouvido. Confira:

Quem curte rock and roll sabe que não há nada de novo nesse estudo, já que o “Som do Silêncio” é algo que desde 1964 a dupla Simon And Garfunkel andou sussurrando pra gente, não é verdade?



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS