Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Ex-Arcade Fire, Will Butler monta nova banda após ouvir músicas de Morrissey

Redação 89

Ex-Arcade Fire, Will Butler monta nova banda após ouvir músicas de Morrissey Alexa Viscius

Will Butler é um multi-instrumentista que recentemente deixou o Arcade Fire (AQUI) e se juntou ao Sister Squares , grupo formado por Miles Francis, Julie Shore, Jenny Shore e Sara Dobbs . O projeto que leva o nome de Will Butler + Sister Squares anunciou nesta terça-feira (27) um álbum autointitulado para o dia 22 de setembro via Merge. O grupo aproveitou para liberar seu primeiro single/vídeo, “Long Grass.”

“Conheci Jenny — minha esposa! — na faculdade, um ano antes de ingressar no Arcade Fire”, diz Will. “Quando precisei de uma banda para a turnê Policy [Merge, 2015], pedi a [irmã de Jenny] Julie para entrar porque eu confiava nela musicalmente. E perguntei a Sara, amiga de infância de Jenny e Julie, porque sabia que ela era supertalentosa”, diz Will. “Antibalas – para quem eu tocava bateria – abriu alguns shows do Arcade Fire”, diz Miles, que se ofereceu para tocar bateria sempre que Will precisasse. Will, Julie, Sara e Miles se divertiram na turnê e todos trabalharam nos arranjos vocais. O tempo todo, Jenny contribuiu com gravações e ideias gerais de performance, e ela subiu ao palco em 2019.

“Depois de Generations [Merge, 2020], considerei fazer um disco solo esquisito. Sozinho no porão, etc. Principalmente, percebi que o que eu queria era o oposto,” diz Will. Ele recorreu cada vez mais à banda para obter feedback sobre as letras e as estruturas das músicas. Ele perguntou a Miles se eles produziriam o disco.

“Will e eu descobrimos organicamente nosso relacionamento como uma dupla de produção ao fazer este álbum. Não precisávamos falar muito sobre as coisas conforme elas aconteciam, porque a música simplesmente fluía”, diz Miles. “Como produtor, trabalhar com Jenny, Julie e Sara é o sonho. Eles se conectam tão inatamente. Em um movimento, eles podem evocar um estado de espírito ou chegar à raiz de um sentimento.”

A banda fez uma série de shows em agosto de 2022, exibindo ideias de estúdio no ao vivo. Depois de voltar para casa, a banda se reagrupou no Figure 8 Studios no Brooklyn. O álbum, em geral, é composto por partes iguais no Figure 8, experimentos em grupo no porão de Will e sessões no Synthia Studio de Miles.

“Eu saí da minha banda Arcade Fire muito recentemente, depois de 20 anos – talvez a decisão mais complexa da minha vida. Passei os dois anos anteriores em casa com meus três filhos. Eu tinha 39 anos. Eu acordava todas as manhãs e lia Emily Dickinson, até ter lido todos os poemas de Emily Dickinson. Estava ouvindo Morrissey, Shostakovich, o top 50 do Spotify. Eu tinha perguntas não formadas com respostas incompletas”, diz Will. “Mas, honestamente, eu estava me sentindo ótimo com o disco”.

O álbum projeta paisagens emocionais: o single inicial “Long Grass” é como uma música de Harry Styles com mais 20 anos de vida atrás dela. “Eu li uma novela chamada Jamila de um autor soviético/quirguiz chamado Chingiz Aitmatov dos anos 50”, diz Will. “É sobre um artista relembrando sua infância em uma pequena cidade no Quirguistão na Segunda Guerra Mundial. É sobre amor, se tornar um artista, melancolia e vastas paisagens com um único trilho de trem passando por elas. E isso me lembrou da idade adulta, de vagar melancolicamente pelos trilhos do trem. Talvez a música também seja sobre deixar para trás as coisas que nos formaram, mas tentar lembrar o mundo como ele costumava ser?”

Will Butler + Sister Squares fará uma turnê de divulgação de seu novo álbum nos próximos meses. Fique ligado aqui no site da 89 FM para saber mais.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS