Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Rage Against The Machine apoia petição contra reconhecimento facial na entrada de shows

Redação 89

Rage Against The Machine apoia petição contra reconhecimento facial na entrada de shows imagem divulgação

Tom Morello e Zack De La Rocha, do Rage Against The Machine, ao lado de bandas como Anti-Flag, War On Women, Hånd e muito mais, estão apoiando uma petição que pede o fim da tecnologia de reconhecimento facial na entrada de eventos nos Estados Unidos.

“A indústria da música está sofrendo com a notícia de que o proprietário do icônico local nova-iorquino Madison Square Garden está usando reconhecimento facial para identificar, assediar e banir pessoas de seus locais”, diz a introdução da petição, que ressalta: “Essa vigilância biométrica invasiva não é segura, especialmente para pessoas pretas e pardas que foram erroneamente presas ou expulsas de locais públicos devido à discriminação da tecnologia”.

A petição diz que a ferramenta de reconhecimento facial utilizada exacerba a discriminação, trabalha contra a liberdade de expressão, não possui segurança em seus bancos de dados e é imprecisa no reconhecimento de indivíduos.

O MSG (Madison Square Garden) citado na petição, enfrenta a ira de grupos que defendem a liberdade civil porque seus seguranças barraram no ano passado uma advogada que iria assistir a um show no Radio City Music (AQUI). Ela foi identificada  como funcionária de uma das empresas que estão processando o MSG. Na sequência, outros profissionais relataram o mesmo problema de acesso a espetáculos promovidos pela companhia.

Uma recente reportagem do canal americano CBS alertou que proibições baseadas em tecnologia de reconhecimento facial têm um efeito assustador sobre o acesso das pessoas aos espaços públicos, porque se podem impedir a entrada em um show, possivelmente poderão impedir, por exemplo, entradas em supermercados e farmácias.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS