Rage Against The Machine apoia petição contra reconhecimento facial na entrada de shows
Tom Morello e Zack De La Rocha, do Rage Against The Machine, ao lado de bandas como Anti-Flag, War On Women, Hånd e muito mais, estão apoiando uma petição que pede o fim da tecnologia de reconhecimento facial na entrada de eventos nos Estados Unidos.
“A indústria da música está sofrendo com a notícia de que o proprietário do icônico local nova-iorquino Madison Square Garden está usando reconhecimento facial para identificar, assediar e banir pessoas de seus locais”, diz a introdução da petição, que ressalta: “Essa vigilância biométrica invasiva não é segura, especialmente para pessoas pretas e pardas que foram erroneamente presas ou expulsas de locais públicos devido à discriminação da tecnologia”.
A petição diz que a ferramenta de reconhecimento facial utilizada exacerba a discriminação, trabalha contra a liberdade de expressão, não possui segurança em seus bancos de dados e é imprecisa no reconhecimento de indivíduos.
O MSG (Madison Square Garden) citado na petição, enfrenta a ira de grupos que defendem a liberdade civil porque seus seguranças barraram no ano passado uma advogada que iria assistir a um show no Radio City Music (AQUI). Ela foi identificada como funcionária de uma das empresas que estão processando o MSG. Na sequência, outros profissionais relataram o mesmo problema de acesso a espetáculos promovidos pela companhia.
Uma recente reportagem do canal americano CBS alertou que proibições baseadas em tecnologia de reconhecimento facial têm um efeito assustador sobre o acesso das pessoas aos espaços públicos, porque se podem impedir a entrada em um show, possivelmente poderão impedir, por exemplo, entradas em supermercados e farmácias.