SUPERBANNER BONÉ RS

Sigur Rós surpreende e lança novo álbum “ÁTTA”

Redação 89

Sigur Rós surpreende e lança novo álbum “ÁTTA” imagem divulgação

O Sigur Rós surpreendeu os fãs com o lançamento nesta sexta-feira (16) de seu primeiro novo álbum de estúdio em dez anos. Intitulado ÁTTA, o trabalho de dez faixas é o disco mais íntimo e emocionalmente direto até o momento, e está disponível digitalmente, com formatos físicos a partir de 1º de setembro.

ÁTTA apresenta um novo impulso para a banda que vem com a nova formação. O multi-instrumentista Kjartan Sveinsson está de volta – tendo deixado a banda em 2012 – e se junta ao vocalista Jónsi e ao baixista Georg Holm.

Como apenas três amigos em um estúdio, deixando o clima falar por eles, eles se viram “só querendo ter uma bateria mínima e que a música fosse esparsa, flutuante e bonita”, explica Jónsi. “Estamos ficando mais velhos e mais cínicos, então eu só queria fazer com que sentíssemos algo!”

Sveinsson concorda: “Queríamos nos permitir ser um pouco dramáticos e ir longe com esses arranjos. O mundo precisa disso agora. É difícil descrever, mas para mim tudo está sempre aberto à interpretação. As pessoas podem pensar e sentir como quiserem.”

Gravado em vários continentes – no estúdio Sundlaugin da banda na Islândia, no lendário Abbey Road no Reino Unido e em vários estúdios nos EUA – ÁTTA se inclina fortemente para o orquestral e toca em tudo o que fez de Sigur Rós um dos mais ambiciosos grupos de últimos tempos, com cerca de dez milhões de álbuns vendidos, enquanto sinalizam uma possibilidade expansiva para o seu futuro. ÁTTA apresenta com destaque a London Contemporary Orchestra regida por Robert Ames, ao lado de metais executados pelos colaboradores islandeses de longa data Brassgatí bala. É mixado e coproduzido por outro colaborador frequente, Paul Corley, ao lado da banda.

Em um mundo pós-pandêmico dilacerado por guerras, turbulências econômicas, guerras culturais e um discurso brutalmente divisivo, ÁTTA parece um vínculo bálsamo e unificador. “É o que a música pedia e falava por si”, revela Hólm.

“Este disco soa como um álbum de Sigur Rós, mas é mais introvertido do que antes. É muito expansivo com esse som de cordas, mas parece mais para dentro do que para fora.”

Também para Jónsi, Sigur Rós e ÁTTA existem puramente no momento – refletindo os momentos em que mais precisamos deles.

“Quando fazemos isso, sempre falamos de cada álbum como se fosse o último”, acrescenta. “Estamos sempre pensando nas mudanças climáticas, no fim do mundo e em ir para o inferno. O mundo parecia um pouco sombrio ao fazer este álbum, mas talvez haja esperança. Quando há escuridão, há luz.”

Ouça o novo álbum AQUI e no player abaixo você tem tem o clipe do single “Blóðberg”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS