SUPERBANNER BONÉ RS

Grammy Awards 2024: regras para músicas de IA são anunciadas

Redação 89

Grammy Awards 2024: regras para músicas de IA são anunciadas Imagem criada por IA via DALL-E

O Grammy Awards deste ano promete trazer algumas mudanças em relação às cerimônias anteriores. A The Recording Academy revelou recentemente a adição de três novas categorias: Melhor Performance de Música Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação de Dança Pop. Além disso, a Academia também abordou a questão da música criada por inteligência artificial (IA) e sua elegibilidade.

De acordo com a Variety, foram estabelecidos novos “Protocolos de Inteligência Artificial” que determinam que músicas feitas exclusivamente por IA não são elegíveis para indicação ao Grammy. No entanto, obras criadas por seres humanos utilizando a nova tecnologia poderão ser premiadas, desde que haja uma contribuição humana significativa.

“O Grammy reconhece a excelência criativa. Apenas criadores humanos são elegíveis para submissão, indicação ou para receber um prêmio Grammy. Uma obra que não tenha autoria humana não é elegível em nenhuma categoria”, diz a Academia.

Essa mudança nas regras do Grammy tem relação com o grande avanço tecnológico pelo qual passa o mercado da música. Acredita-se que a utilização de IA passe a ser corriqueira nas produções musicais a partir de agora. Recentemente, Paul McCartney revelou que utilizou essa nova tecnologia para refazer uma “música perdida dos Beatles”, que será lançada ainda este ano (AQUI).



COMPARTILHE