Coldplay: nova turnê está plantando uma árvore para cada ingresso vendido

Antes de iniciar a sua nova turnê mundial “Music of the Spheres”, o Coldplay anunciou que esse seria um giro mundial sustentável e que teria algumas metas a serem atingidas. Nesta sexta-feira (02), a banda anunciou em seu site oficial e redes sociais que o objetivo de reduzir a pegada de carbono em 50 % em relação aos dados de sua turnê de 2016/2017 foi quase atingido.

De acordo com o comunicado da banda, os shows dos últimos 12 meses produziram 47% menos emissões de CO2 do que foi registrado no mesmo período da turnê anterior. Além disso, o grupo diz que plantou cinco milhões de árvores até o momento, ou aproximadamente uma para cada um dos ingressos vendidos dessa nova turnê.

“Quando anunciamos pela primeira vez a Music Of The Spheres Tour, esperávamos torná-la o mais ambientalmente possível e reduzir nossas emissões diretas de carbono [da produção de shows, fretes, viagens da banda e equipe] em 50%”, diz o comunicado, informando que os dados foram avaliados e validados de forma independente pelo professor John E. Fernandez, da MIT Environmental Solutions Initiative (ESI).

O Coldplay diz que esse registro mostra que ainda há espaço para melhorias: “Agora que estamos no segundo ano da turnê, começamos a executar todo o show [áudio, luzes, lasers etc.] a partir de um sistema de bateria elétrica que nos permite usar 100% de energia renovável da forma mais eficiente possível. Temos usado veículos elétricos e combustíveis alternativos sempre que podemos, além de reduzir ao mínimo o desperdício e o uso de plástico”.

Confira os dados ambientais relacionados à turnê que foram compartilhados pelo grupo em Coldplay.Com/Emissions-Update:

— Os cinco milhões de árvores plantadas totalizam 5.000 hectares de terras restauradas em 17 países e 21 projetos de plantio.

– Uma embarcação movida a energia solar implantada em março de 2021 no rio Klang, na Malásia, com 158 toneladas de resíduos e 13 toneladas de plástico oceânico removidos desde o início da turnê.

— Uma taxa de retorno média de 86% para as bandas LED reutilizáveis à base de plantas.

– 15kWh de potência média por geração de show por meio de instalações solares, pistas de dança cinéticas e bicicletas elétricas, o que foi suficiente para alimentar as apresentações de palco satélite todas as noites e fornecer estações de carregamento de telefone, laptop e ferramentas para a tripulação.

— 66% de todos os resíduos turísticos desviados de aterros.

— 3.770 refeições e 73 kg de produtos de higiene pessoal doados de serviços turísticos para os desabrigados.

— Apoio financeiro a organizações ambientais, incluindo ClientEarth, The Ocean Cleanup, Climeworks, Sea Shepherd, Project Seagrass, Sustainable Food Trust, Cleaner Seas Group, Food Forest Project, Knowledge Pele, Conservation Collective, entre outros.

This post was last modified on 4 de junho de 2023 12:03

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