SUPERBANNER BONÉ RS

Skarno critica ditadura da beleza em nova faixa “Sobremesa”

Redação 89

Skarno critica ditadura da beleza em nova faixa “Sobremesa” imagem divulgação

A banda com referências grunge e de punk rock Skarno, composta pelos integrantes Rudi Ferreira (guitarrista), Vanessa (baterista) e com participações e convidados, acaba de lançar o seu mais novo single, a faixa “Sobremesa”, que chega via selo musical Marã Música.

A faixa, um punk rock com influência de Sex Pistols, é uma crítica à ditadura da beleza: “De tanto ouvir falar de produtos estéticos em meios de comunicação, propagandas de shampoo para diversos tipos de cabelos, base para pele etc… surgiu o dilema, para que servia tudo aquilo?”, questiona Rudi, guitarrista da banda. “Por sempre conviver com mais mulheres do que homens, reparo que realmente incomoda essa coisa de estética, ‘silhueta’ e todos os pontos que se referem ao corpo. Não tem essa de ‘ah, mas só pessoas feias que sofrem’… eu já vi muitas mulheres consideradas bonitas reclamarem que os homens não se interessam por elas por aspectos que considero banais do tipo, o pé ser grande, altura, unha mal feita… sem contar insultos graves por conta do peso, pele. Então surgiu a ideia de fazer essa música baseada em apontar os ‘defeitos’ da beleza, e logo em seguida surgir com soluções mágicas através de propagandas”, completa o artista.

A Skarno procura sempre trazer em suas músicas com críticas e desabafos, e é caracterizada por compor letras confessionais e que fazem o ouvinte pensar. Temas como solidão, falta de base familiar, falta de reciprocidade, crises existenciais e superação são temas abordados em lançamentos recentes da banda.

Com “Sobremesa”, os integrantes buscam trazer autoconsciência e análise ao ouvinte com a mensagem de que não existe critério na beleza e que o importante é sentir-se bem consigo. “Independente de produtos de beleza, cirurgias, correções… existem pessoas que te acham bonita(o) e feia(o), então basta apenas a você o critério da escolha, se esconder através de opções de mudanças, ou aceitar a sua beleza natural. Aceitar que não se agrada a todos, mas que ninguém tem o direito de te julgar”, afirmam.

A composição da faixa foi feita por Rudi (guitarra e voz) e Vanessa (bateria), com contribuições de Alex (Baixo) e Erick (guitarra solo). A ideia central da composição foi trazer uma trilha de comercial de tv, se desenvolvendo com poucos riffs para focar na interpretação da letra através de uma passagem de voz mais desleixada, causando aspecto de indelicadeza e deboche.

“Sobremesa” chega acompanhada de seu videoclipe oficial. “O vídeo foi feito com inteligência artificial deepfake (alterando os rostos originais para os integrantes da banda), e com imagens de filmes clássicos e programas de tv. A ideia de alterar os personagens foi para mostrar que a beleza não tem gênero, tamanho, peso e cor. E que através de vários exemplos diferentes de corpos, trejeitos todos foram aceitos em ‘Hollywood’, e que sim, o telespectador tem a chance de sentir-se incluso com a sua beleza”, diz a banda.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS