Áudio de IA com Renato Russo cantando modão sertanejo pode parar na justiça
Uma versão de “Batom de Cereja”, um modão sertanejo da dupla Israel & Rodolffo, ganhou destaque esta semana no Twitter ao aparecer em um vídeo, no qual é cantada por Renato Russo, saudoso vocalista da Legião Urbana.
Obviamente, essa é uma das mais novas criações de softwares que utilizam inteligência artificial (IA) para copiar a voz de artistas famosos e fazê-los interpretar obras impensáveis.
Com a viralização do áudio apresentado no vídeo, a empresa Legião Urbana Produções, controlada por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, avalia a entrada de uma ação na Justiça.
Segundo informação publicada nesta sexta-feira (05) pelo site da revista Veja, o objetivo da empresa é impedir que a voz do cantor seja recriada através de IA e usada em músicas jamais interpretadas pelo artista.
“Nós da Legião Urbana Produções Artísticas tomamos conhecimento do caso e já entramos em contato com a gravadora Universal, que nos encaminhou para departamento jurídico e o mesmo, está avaliando que providências são cabíveis”, declarou Giuliano em resposta ao questionamento da Veja, sobre que ações deveriam ser tomadas.
Confira abaixo o vídeo que roda a todo vapor pela internet com a voz do líder da Legião Urbana:
Renato Russo cantando “Batom de Cereja” gerado por IA ESTÁ LANÇADA A BRABA pic.twitter.com/T4gShQt5R1
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) May 2, 2023