SUPERBANNER BONÉ RS

Morre Lasse Wellander, guitarrista do ABBA

Redação 89

Morre Lasse Wellander, guitarrista do ABBA imagem divulgação

Lasse Wellander, músico que tocou guitarra em muitas das faixas de sucesso do ABBA, excursionou com o supergrupo sueco por anos e ajudou a criar o hit “Mamma Mia!”, morreu na última sexta-feira (07), aos 70 anos, de acordo com sua família.

“É com uma tristeza indescritível que temos que anunciar que nosso amado Lasse faleceu”, disse um comunicado postado na página do Facebook do artista sueco. “Lasse recentemente adoeceu no que acabou por ser um câncer disseminado e na manhã da Sexta-Feira Santa ele faleceu, cercado por seus entes queridos.”

Na manhã desta segunda-feira (10), o ABBA publicou um post em suas redes sociais, no qual disse: “A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco, foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido”.

Em outubro de 1974, Benny Andersson e Björn Ulvaeus estavam à procura de músicos de estúdio quando ouviram um grupo de rock-blues chamado Nature tocando em um clube de Estocolmo. Eles acompanharam um ensaio e perguntaram a Wellander, guitarrista da banda, se ele estaria interessado em gravar com o ABBA, que havia nascido dois anos antes.

A banda já ostentava uma formação composta por dois casais – Benny e Anni-Frid Lyngstad, e Björn e Agnetha Fältskog, tinha lançado dois álbuns de estúdio e vencido o Festival Eurovision daquele ano com “Waterloo”. Wellander prontamente se tornou o guitarrista principal do grupo e seria creditado em todos os álbuns lançados entre 1975 e 1981. Com o fim do ABBA, Wellander continuou colaborando com outros músicos suecos e também encontrou tempo para acumular sete álbuns solo em seu próprio nome. Com o ABBA se reunindo pela primeira vez em quase 40 anos para fazer o álbum Voyage de 2021, Wellander tocou guitarra em oito das 10 faixas desse trabalho.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS