SUPERBANNER BONÉ RS

BBC encontra a mais antiga gravação de um show dos Beatles

Redação 89

BBC encontra a mais antiga gravação de um show dos Beatles imagem divulgação

A gravação completa mais antiga dos Beatles tocando ao vivo foi encontrada e será restaurada  quase 60 anos depois de ter sido registrada.

A fita, que contém uma performance completa da banda, foi gravada em 4 de abril de 1963 por John Bloomfield, no internato Stowe, em Buckinghamshire, e inclui ainda diálogos interativos com o público. O setlist incluiu músicas do álbum Please Please Me, que tinha acabado de ser lançado, e versões cover de R&B.

Bloomfield, hoje com 75 anos, revelou a existência da fita para a jornalista Samira Ahmed da BBC, durante um programa especial, que celebrou os 60 anos dessa apresentação do grupo.

“O historiador dos Beatles Mark Lewisohn e eu somos as únicas pessoas que ouviram a gravação completa depois que Bloomfield concordou em tocá-la pela primeira vez desde que foi feita”, disse Samira no site da rede britânica.

Falando sobre seu significado, Lewisohn disse: “A oportunidade que esta fita apresenta é fantástica porque as ouvimos apenas à beira do avanço para a fama mundial completa. E nesse ponto, todas as gravações do público ficam cobertas de gritos. Então, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde a fita realmente os captura adequadamente”.

A jornalista e o historiador iniciaram negociações com estúdios capazes de restaurar o áudio original dessa gravação, que é hoje um dos documentos históricos mais importantes dos Beatles.

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS