Como Ajudar
Especial U2

The Zombies lança documentário no SXSW 2023

Redação 89

The Zombies lança documentário no SXSW 2023 Foto: Rogéria Vianna

Por Rogéria Vianna, de Austin, Texas

A lenda musical britânica The Zombies comemorou dez anos de South by Southwest e sua participação esse ano foi ainda mais especial com o lançamento de seu novo documentário Hung Up on a Dream.

O filme, dirigido e produzido por Robert Schwartzman, conta a história da banda liderada por Rod Argent e Colin Blunstone desde o encontro como estudantes em St. Albans em Hertfordshire, Reino Unido, percorrendo toda a sua jornada e contando sobre os bastidores de seus dias grandiosos como alguns dos adolescentes britânicos mais conhecidos na época. No centro da narrativa está a amizade verdadeira, que os levou ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2019.

A obra navega na trajetória do The Zombies desde o single de lançamento em 1964 “She’s Not There”, que fez dela a primeira banda britânica depois dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nos Estados Unidos, bem como a criação de “Odessey and Oracle” (que tem essa ortografia por um erro de digitação), um dos álbuns mais importantes de todos os tempos, do qual faz parte a canção “Time of the Season”, que alcançou o topo em todo o mundo, inspirando novas gerações.

O documentário mostra como The Zombies se tornou um dos protagonistas do movimento musical British Invasion, alcançando sucesso mundial, até o o fim da banda no final dos anos 60 graças à exploração financeira de um agente musical.

Após a separação, os membros do The Zombies seguiram caminhos diferentes, mas os deuses da música conspiraram para o retorno da banda em 2000, que evoluiu para sua formação atual, que foi a que vimos brilhando nos palcos do SXSW.

O show de estreia do The Zombies no SXSW 2023 foi no Stubb’s, um dos espaços mais famosos de Austin. O local para 2.200 pessoas estava lotado de fãs de todas as gerações, embalados pelo set list de 15 músicas que incluía sucessos atemporais dos primeiros anos da banda e novidades como “Different Game”, do mais novo álbum, que será lançado em 31 de março.

Apesar da estrutura grandiosa do local e de ser ao ar livre, os músicos conseguiram dar um tom intimista à apresentação. Rod Argent, um dos fundadores e tecladista do grupo, eletrizou com seus solos característicos e convidava a plateia a cantar junto os grandes sucessos.

O outro fundador e vocalista Colin Blunstone era puro carisma e mostrou uma potência vocal surpreendente, que aos 77 anos mantém com exercícios vocais até três vezes ao dia, como mostrado no documentário.

A energia foi contagiante durante todo o set de 80 minutos e foi emocionante ver pessoas de todas as idades na plateia, desde crianças até idosos, muitos cantando cada palavra das letras de clássicos como “Time of the Season”, “She’s Not There”, “I Love You” e a nova balada “You Could Be My Love”, de seu próximo álbum.

The Zombies prova que música boa resiste ao tempo e aos desafios dos tempos atuais. O que desejamos é vida ainda mais longa a essa lenda.

Fotos e vídeos: Rogéria Vianna



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS