Atração do Mita Festival, The Mars Volta anuncia álbum acústico

Redação 89

Atração do Mita Festival, The Mars Volta anuncia álbum acústico Foto: Clemente Ruiz

Um ano depois de seu sétimo álbum anunciar o retorno de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala como The Mars Volta, o grupo apresentou uma poderosa releitura dessa obra de reunião. Muito mais do que uma simples leitura acústica das 14 faixas de The Mars Volta, esta interpretação – intitulada  Que Dios Te Maldiga Mi Corazón – promove a missão da música de origem, que trouxe para um foco mais nítido as influências latinas tradicionais que sempre inspiraram sua música. Esta é, diz Rodríguez-López, a versão de The Mars Volta de um “disco folk”, traçando as melodias de volta às suas raízes caribenhas e desafiando os ouvintes a ouvir o grupo sob uma luz totalmente nova.

Rodríguez-López começou a elaborar esse acústico imediatamente após entregar as masters de The Mars Volta aos escritórios da Clouds Hill em Hamburgo. A pandemia então em curso significava que os métodos tradicionais de promoção de um novo álbum – shows e turnês – estavam fora de questão, o que significa que o novo álbum não chegaria às prateleiras por algum tempo. O outro meio de Rodríguez-López para evitar que suas mãos fiquem ociosas, fazer filmes, foi proibido até que Covid começou a diminuir. Assim, o guitarrista partiu para sua cidade natal, em Porto Rico, e investiu alguns dias de inatividade para fazer o “disco folk” que planejava há muitos anos.

“Foi um processo divertido”, diz ele. “E isso me fez pensar sobre a história da música fonográfica nos Estados Unidos.” Nos primórdios da indústria da música como a conhecemos agora, diz ele, havia dois gêneros. “Havia a ‘música tradicional’, que virou ‘Americana’, ou música country. E o outro gênero era a ‘música de raça’, que era exatamente o que parecia: música feita por qualquer um que fosse ‘imigrante’, principalmente se referindo a pessoas negras. Então isso significa tudo o que não era ‘country’. Em outras palavras, todas as coisas interessantes: r&b, blues, rock’n’roll, música eletrônica… diz muito sobre este país.”

Nesse contexto, essa releitura de The Mars Volta tornou-se a versão de Rodríguez-López de um disco “tradicional”. “Só que não vai soar ‘tradicional’”, ele sorri, “porque realmente se enquadra na categoria de ‘race record’. Mas para mim e de onde eu venho, é assim que um disco ‘tradicional’ soaria.” The Mars Volta acústico não é simplesmente mais conteúdo, mas um álbum ousado, radical, político e que recontextualiza a música do poderoso último álbum do grupo dentro da linhagem de sonoridades latinas e caribenhas que Rodríguez-López vem explorando durante toda a sua carreira. As canções são ambientadas nos ritmos caribenhos tradicionais com os quais Rodríguez-López cresceu.

Aqui, “Blank Condolences” torna-se uma lição objetiva nesta música, seguindo entre três ritmos tradicionais diferentes ao longo de seus três minutos e meio.

Além dessas referências à herança muitas vezes negligenciada do grupo, as novas versões carregam suas próprias revelações: as excursões mágicas de piano que flutuam nas marés turbulentas de “Shore Story”, o baixo de Eva Gardner em “Collapsible Shoulders”, a intimidade profunda da comovente “Palm Full Of Crux”…

Para Rodríguez-López, Que Dios Te Maldiga Mi Corazón é um sonho de longa data, finalmente se tornando realidade. “Percebi que finalmente poderia fazer um disco como este agora, só tinha que fazer acontecer”, diz ele. “Esse foi o experimento. E foi super divertido. Sinto que The Mars Volta está finalmente começando – é por isso que o último álbum foi autointitulado, porque nós finalmente nos despojamos de tudo e chegamos ao que todo o conceito era no começo. E esta versão acústica vem de um lugar profundo, com seu próprio significado e filosofia, e sua própria razão de ser.”

The Mars Volta está em turnê pelo mundo e estão programados para parar no México, Chile e Brasil. Os shows brasileiros rolam nos dias 28 de maio, no Rio de Janeiro, e 4 de junho, em São Paulo, ambos no Mita Festival.

Ouça o novo single “Blank Condolences (acoustic)”:

Tracklist:
1. Blacklight Shine (acoustic)
2. Graveyard Love (acoustic)
3. Shore Story (acoustic)
4. Blank Condolences (acoustic)
5. Vigil (acoustic)
6. Que Dios Te Maldiga Mi Carazon (acoustic)
7. Cerulea (acoustic)
8. Flash Burns From Flashbacks (acoustic)
9. Palm Full Of Crux (acoustic)
10. NoCaseGain (acoustic)
11. Tourmaline (acoustic)
12. Equus 3 (acoustic)
13. Collapsible Shoulders (acoustic)
14. The Requisition (acoustic)



COMPARTILHE