Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Arquivo de relíquias de David Bowie é adquirido por museu para “experiência nunca vista antes”

Redação 89

Arquivo de relíquias de David Bowie é adquirido por museu para “experiência nunca vista antes” imagem divulgação

O V&A Museum de Londres anunciou que acaba de adquirir um enorme arquivo de material de 80.000 peças do espólio de David Bowie. A coleção contém itens como cadernos manuscritos, cartas, figurinos, instrumentos, prêmios, moda, fotografia, cinema, videoclipes, cenografias e muito mais do que foi exibido durante a exposição “David Bowie Is”, que foi vista por mais de 2 milhões de pessoas entre 2013 e 2018.

De acordo com o anúncio, feito nesta quinta-feira (23) através do site da Warner Music Group, trata-se de um arquivo que inclui ainda escritos íntimos, processos de pensamento e projetos não realizados por Bowie, a maioria dos quais nunca foi vista em público antes.

Os itens devem ser exibidos em 2025 num novo local que deverá atrair fãs do artista, o David Bowie Centre for the Study of Performing Arts, que será erguido em Stratford, na Inglaterra. O objetivo é oferecer uma experiência ao público junto dos arquivos em laboratórios de conservação, salas de pesquisa e leitura, galerias e espaços criativos. Ou seja, um local para os fãs obterem novos insights sobre o processo criativo de Bowie como nunca antes.

“O arquivo traça os processos criativos de Bowie como um inovador musical, ícone cultural e defensor da autoexpressão e reinvenção desde o início de sua carreira na década de 1960 até sua morte em 2016. Juntamente com a criação do novo Centro, a doação apoiará a conservação, a pesquisa e o estudo contínuos do arquivo”, diz o comunicado.

O valor total pago pelo gigantesco arquivo de David Bowie não foi divulgado à imprensa, mas a revista Variety apurou que a negociação feita pelo museu só foi possível graças a uma doação de £ 10 milhões (R$ 61,6 milhões) da fundação cultural Blavatnik Family e da Warner Music Group.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS