Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

The Town lidera parceria inédita com a ONG Gerando Falcões e Gerdau para projeto que traz soluções para desenvolvimento social na Favela do Haiti, em SP

Redação 89

The Town lidera parceria inédita com a ONG Gerando Falcões e Gerdau para projeto que traz soluções para desenvolvimento social na Favela do Haiti, em SP imagem divulgação

União em prol da transformação. Hoje, o The Town dá mais um passo importante na sua história ao liderar uma parceria inédita que transformará vidas. O novo festival de música, cultura e arte de São Paulo traz como parceiros a ONG Gerando Falcões e Gerdau, e apoio da Prefeitura de São Paulo, para mostrar como somar forças pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. A partir do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), o The Town e os parceiros se unirão para interromper o ciclo de pobreza da Favela do Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, por meio de uma metodologia escalável e sustentável que será implementada para o desenvolvimento da comunidade. Com o projeto, 290 famílias (o que equivale a cerca de mil pessoas) serão impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024. A iniciativa faz parte do propósito “Por Um Mundo Melhor” – nascido no Rock in Rio e que, agora, chega com tudo no The Town –, que conecta pessoas pela música e ajuda a transformar vidas a partir de causas.

“Liderar este projeto é muito especial para nós. Vamos oferecer todo o potencial de mobilização que uma marca como The Town carrega. Com esta parceria com o Favela 3D, queremos inspirar as pessoas, empresas, órgãos e instituições para se juntarem ao The Town e espalharem esta iniciativa por todo o país, promovendo mudanças na qualidade de vida de milhares de pessoas. Com uma união potente entre as organizações, o ciclo da pobreza nas favelas do Brasil tem solução, tem jeito! Transformando o nosso entorno, transformamos o mundo todo”, garante Roberto Medina, presidente da Rock World (empresa responsável pelas realizações do Rock in Rio e The Town), que reforça ainda o compromisso de usar toda o poder de comunicação do festival para ampliar conversas necessárias chamando atenção da política pública e do empresariado como um todo para que mudanças efetivas na sociedade possam acontecer.

A iniciativa parte do objetivo de que é possível interromper o ciclo da pobreza de um local com a implementação de uma metodologia escalável e sustentável. Para isso, o The Town se juntou a três grandes forças que também vão se empenhar para concretizar este objetivo. The Town, Gerando Falcões, Gerdau e Prefeitura de São Paulo vão atuar em conjunto no trabalho que será desenvolvido na Favela do Haiti por meio do projeto Favela 3D.

Edu Lyra, fundador e presidente da ONG Gerando Falcões, criou o projeto por meio de uma reflexão inspirada na corrida espacial, sobre o porquê de estarmos esgotando nossas capacidades e recursos para colonizar um outro planeta, enquanto ainda existem milhares de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza na Terra. A partir disso, o Favela 3D nasce para transformar essa realidade. De pessoas que vivem em territórios que são resultados da ausência de políticas efetivas, do abandono, da segregação e da desigualdade social e racial. Um projeto de atuação sistêmica que propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. Tendo como objetivo mandar a pobreza das Favelas para o museu antes de Marte ser colonizado.

“Para superar a pobreza, precisamos de uma agenda de colaboração mútua, com articulação entre todos os setores da sociedade, além de estudos extremamente técnicos e tecnologia de ponta em prol de uma transformação sistêmica nas favelas. Por isso o Favela 3D é um projeto de interesse público, porque trata-se de uma solução baseada em dados e inovação para superação da pobreza crônica no Brasil”, ressalta Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

Localizada na Região Sudeste de São Paulo, a Favela do Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil e o piloto do projeto que contará com o investimento e apoio do The Town, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as mais de mil pessoas que moram no local. O trabalho na região começou a ser colocado em prática desde 2022, quando foi realizado um estudo no local que identificou o percentual de pessoas que ficaram entre a ‘pobreza’ e o início da ‘dignidade’ na classificação da busca pela ‘quebra do ciclo da pobreza’. A partir disso, o projeto iniciou um trabalho em conjunto com a comunidade para identificar as principais estratégias para o desenvolvimento das prioridades. Após o diagnóstico, iniciou-se a etapa de planejamento em co-criação com a comunidade local. Nesta fase, foi realizada a priorização dos temas mais sensíveis para os moradores da comunidade e a, agora, está sendo desenvolvido o planejamento de ações urgentes, pautado em três grandes frentes: urbanismo e moradia, geração de renda e desenvolvimento social. 

Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores e a perspectiva é que a partir de março deste ano já se coloque em prática as iniciativas. A meta é criar soluções de transformação física e urbana para garantir espaços públicos de qualidade e moradia digna até outubro de 2023, enquanto são trabalhadas ações como fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.

Para o projeto ganhar ainda mais força e mostrar que a união e o compromisso de instituições privadas, organizações não governamentais, órgãos públicos e sociedade civil, é capaz de viabilizar soluções de problemas estruturais que podem ganhar escala e gerar grandes transformações, a iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo. Por meio do órgão, o projeto passa a contar com cooperação institucional, intercâmbio de informações, cooperação técnica e desenvolvimento de ações.

Já a Gerdau, parceira da Rock World desde a edição de 2022 do Rock in Rio, traz para uma bagagem fundamental por já atuar junto ao Favela 3D na revitalização de habitações de comunidades. A maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras do material nas Américas vem atuando fortemente no compromisso com a responsabilidade social em seus 122 anos de história, com projetos focados em habitação, educação e reciclagem. A empresa tem um histórico de parcerias com a Gerando Falcões e já investiu mais de R$10 milhões na organização, além de também participar do projeto Favela 3D, impactando mais de 670 pessoas da Favela Marte que passarão por uma significativa mudança de vida.

“Estamos muito felizes em nos unir ao The Town, Gerando Falcões e Prefeitura de São Paulo para impactar de forma transversal e positiva a vida de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, reforçando o compromisso da Gerdau de ser parte das soluções aos desafios da sociedade”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau. “Essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local.”

O The Town acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, na Cidade da Música, localizada no Autódromo de Interlagos. Para informações sobre o ingresso, basta acessar o site da Ticketmaster Brasil.

 

Via AI/Fotos Divulgação



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS