Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Yes vende seu catálogo para Warner e metade dos diretos do The Doors tem novo dono

Redação 89

Yes vende seu catálogo para Warner e metade dos diretos do The Doors tem novo dono imagem divulgação

Esta é uma segunda-feira quente no que se refere ao mundo dos direitos autorais. Pela manhã, a banda britânica Yes informou através de seu website que a Warner Music adquiriu todo o seu catálogo. Na sequência, a assessoria de imprensa da Primary Wave Music anunciou a compra dos direitos musicais de Robby Krieger e do falecido Ray Manzarek, integrantes da lendária banda The Doors.

A negociação com o Yes garantiu a Warner os direitos de música gravada e os fluxos de renda do catálogo “completo” da era do grupo com a Atlantic Records, incluindo seus trabalhos mais emblemáticos.

Já a aquisição da Primary Wave, inclui as canções com assinatura do guitarrista Robby Krieger e do tecladista Ray Manzarek no catálogo de publicação do The Doors. Estão garantidos no acordo, gravações, marcas registradas e direitos de mercadorias e renda, entre outros produtos.

O baterista John Densmore e o espólio do vocalista Jim Morrison mantiveram seus direitos sobre as obras separadamente da Primary Wave.

Os valores das negociações dos catálogos do Yes e de parte do The Doors não foram revelados, mas certamente estão na casa das centenas de milhões de dólares. No ano passado, o catálogo de David Bowie foi vendido por US$ 250 milhões, o mesmo valor do cantor Sting, incluindo seus hits do The Police. O de Bruce Springsteen até agora é o recordista: US$ 500 milhões.

Recentemente, John Fogerty, fundador do Creedence Clearwater Revival, foi no sentido contrário de veteranos músicos que estão vendendo seus catálogos por grandes fortunas. Fogerty adquiriu – por um valor não revelado – uma participação majoritária nos direitos de publicação global das músicas do CCR, voltando a ter controle total sobre as publicações da banda (AQUI).



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS