John Cale (Velvet Underground) revela clipe de seu novo single “NOISE OF YOU”

John Cale revela “NOISE OF YOU”, o novo single/vídeo de seu primeiro álbum em uma década, MERCY, que será lançado nesta sexta-feira, 20 de janeiro, pela Double Six/Domino. “NOISE OF YOU” segue o “cintilante” (Rolling Stone) single “NIGHT CRAWLING” do ano passado e “STORY OF BLOOD”, a colaboração de Cale com Weyes Blood.

“NOISE OF YOU” parece ser alimentada por nosso mecanismo mais comum, mas transcendente: o amor; enquanto Cale canta sobre esperar para ouvir os passos de um amor nas escadas durante um inverno idílico. O vídeo que acompanha, dirigido por Pepi Ginsberg, foi filmado na cidade de Nova York, capturando imagens projetadas de Cale em espaços significativos para sua carreira.

Sobre o vídeo, Ginsberg acrescenta: “Fiquei tão inspirado pelo relacionamento de John com o processo e a colaboração e queria espelhar sua abordagem à arte neste vídeo de ‘NOISE OF YOU’, que John descreve como uma canção de amor. Com a intenção de fazer um retrato ‘em movimento’ de John, mapeamos imagens e vídeos da vida de John em sua antiga casa na cidade de Nova York, criando uma conversa entre o passado e o presente, refletindo a maneira como vozes distantes e às vezes dissonantes podem atravessam as divisões de espaço e tempo para falar sua própria linguagem de amor”.

Por quase 60 anos, ou pelo menos desde que ele era um jovem galês que se mudou para Nova York e formou o The Velvet Underground, Cale vem reinventando sua música com uma regularidade deslumbrante e inspiradora. Houve o encantador folk de Paris 1919, seguido pelo rock retorcido de Fear, o provocativo ciclo de músicas Music for a New Society, seguido mais de 30 anos depois por poderosas obras eletrônicas. Mais uma vez, aqui está Cale, reimaginando como sua música é feita, soa e até funciona. Seu cativante MERCY de 12 faixas se move através da verdadeira eletrônica em direção a canções de amor vulneráveis e considerações para o futuro.

Os escritos e gravações que moldaram MERCY se acumularam durante anos, enquanto Cale observava a sociedade cambalear à beira da distopia. Trump e Brexit, Covid e mudanças climáticas, direitos civis e extremismo de direita – Cale deixou as más notícias do dia se infiltrarem em suas falas, quer isso significasse contemplar a soberania e o status do gelo derretendo perto dos polos ou o armamento desequilibrado dos americanos. Enquanto Cale considerava essas canções, ele podia ouvir outras vozes se juntando a ele, logo alistando Laurel Halo, Sylvan Esso, Animal Collective, Actress e a já mencionada Weyes Blood, além de outros músicos brilhantes que surgem na visão de Cale.

Cale completa 81 anos em março e viu muitos colegas e amigos falecerem, principalmente durante a última década. MERCY sugere um modo de existência transformador, onde a própria idade ou os mal-estares do mundo não impedem a imaginação, o drama ou a busca perene pela cura. John Cale criou MERCY não apenas por meio dessas 12 faixas, mas por toda uma vida de auto-renovação.

This post was last modified on 17 de janeiro de 2023 12:03

Redação 89: