Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

John Fogerty volta a ter controle sobre publicações do Creedence Clearwater Revival

Redação 89

John Fogerty volta a ter controle sobre publicações do Creedence Clearwater Revival imagem divulgação

John Fogerty, fundador do Creedence Clearwater Revival, voltou a ter controle sobre os direitos de publicação de suas músicas com a banda. Ao contrário de veteranos roqueiros que estão vendendo seus catálogos por grandes fortunas, Fogerty adquiriu – por um valor não revelado – uma participação majoritária nos direitos de publicação global do catálogo do CCR.

De acordo com publicação da Billboard, o músico se tornou sócio majoritário da Concord, uma empresa que comprou em 2004 a Fantasy Records, que há cerca de 60 anos havia adquirido os royalties da banda, numa operação considerada injusta pelo cantor.

Fogerty iniciou uma luta contra o já falecido empresário Saul Zaentz, que controlava a Fantasy Records, e que chegou a processar o roqueiro por autoplágio, alegando que o hit solo de Fogerty, “The Old Man Down the Road”, usava arranjos de “Run Through the Jungle”, do Creedence.

“No fundo da minha mente, eu queria possuir minhas músicas, são como filhos”, disse Fogerty, que confessou que nunca pensou que veria o dia de ter novamente o controle de sua publicação. “Não é uma vitória a 100% para mim, mas com certeza é o melhor que poderia ocorrer. Eu realmente ainda estou em choque. Eu não permiti que meu cérebro realmente começasse a sentir isso ainda”.

Durante grande parte dos anos 80, Fogerty se recusou a tocar suas músicas do CCR ao vivo porque não suportava a ideia de Zaentz lucrar com suas performances. O cantor de 77 anos, que agora faz turnês com seus dois filhos, disse à Billboard: “Tocar é mais alegre agora do que em qualquer outro momento da minha vida”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS