Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

John Dolmayan, do System Of Down, posiciona-se contra imagens criadas por inteligência artificial

Redação 89

John Dolmayan, do System Of Down, posiciona-se contra imagens criadas por inteligência artificial imagem divulgação

Muitos artistas aderiram esta semana a um protesto idealizado pelo ilustrador Nicholas Kole e pela figurinista Imogen Chayes contra imagens geradas por inteligência artificial. A manifestação teve início com a permissão do site ArtStation, o mais importante em toda a internet para artistas profissionais, de que imagens geradas por IA figurem em sua principal seção.

John Dolmayan, baterista do System Of Down e que também figura no universo dos quadrinhos, compartilhou uma publicação do protesto no Instagram dizendo: “É um trabalho árduo aperfeiçoar o seu ofício, é ainda mais difícil alcançar algo digno de nota depois das muitas horas dedicadas a um esforço, mas nestes dias onde o tempo médio de atenção é de 3 a 5 segundos é compreensível porque é que os preguiçosos e menos talentosos na sociedade vão cortar caminho o quanto puderem. Estas pessoas são fraudes, os verdadeiros artistas não vão desaparecer, tal como as baterias eletrônicas não tornaram os bateristas obsoletos. Pode haver um lugar para isto, mas não vamos perder de vista a nossa humanidade tornando tudo instantâneo. Às vezes é a espera de algo incrível que o torna incrível”. A imagem compartilhada pelo batera do SOAD é uma criação de Alexander Nanitchkov e diz: “Não às imagens geradas pela Inteligência Artificial”.

O protesto diz que o ArtStation não tem nenhuma política que restrinja diretamente a hospedagem ou exibição de imagens geradas por IA e alega que a prática da utilização desses trabalhos tende a mostrar que os artistas humanos talentosos não são bons o suficiente se comparados ao perfeccionismo da arte tecnológica.

Um porta-voz da Epic Games, proprietária do ArtStation, disse ao Kotaku.Com: “As diretrizes de conteúdo do ArtStation não proíbem o uso de ferramentas de IA no processo de criação de obras de arte compartilhadas com a comunidade. Dito isto, o ArtStation é uma plataforma de portfólio projetada para elevar e celebrar a originalidade alimentada por uma comunidade de artistas”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS