Wattie Buchan, vocalista do Exploited, desmaia durante show na Colômbia

Wattie Buchan, lendário vocalista do grupo punk escocês The Exploited, desmaiou durante apresentação da banda na noite deste sábado (10), no La Estrella Roja Calle 66, em Bogotá, na Colômbia.

Segundo relatos de fãs publicados no Instagram, Wattie apresentava problemas respiratórios enquanto mandava “Porno Slut”, 17ª canção do setlist. Ao iniciar a próxima música, “Army Life”, o cantor parecia estar recuperado, mas teve um colapso e foi rapidamente socorrido e enviado para um centro médico.

“No final do set desmaiei no palco em Bogotá”, conta o vocalista em seu perfil no Instagram. Ele completa: Fui levado às pressas para o hospital de ambulância. Felizmente, estou me sentindo um pouco melhor, mas mesmo assim estou muito fodido. Estou descansando num hotel em Bogotá e esperamos poder voltar em segurança para casa no Reino Unido amanhã”.

Wattie explicou que devido às orientações médicas, todos os shows restantes para 2022 do Exploited tiveram de ser cancelados. A banda passou por São Paulo no último dia 3 de dezembro para uma apresentação no Hangar 110.

Wattie fundou o Exploited em 1979 na cidade de Edimburgo, na Escócia. A raiz da sonoridade da banda está no street-punk do fim da década de 70 e também no que posteriormente seria chamado de movimento Oi!

Dos primórdios aos dias atuais, The Exploited é aclamado pelo punk agressivo, repleto de riffs e batidas ríspidas, às vezes flertando com o hardcore e o metal, com letras politizadas. Nas mensagens, eles brandam contra a mediocridade humana, violência da polícia e corrupção, além de ter músicas contra guerras.

São oito discos lançados, como os clássicos Let’s Start a War, Death Before Dishonour e The Massacre, além de EPs, splits e participações em coletâneas, como na mundialmente reverenciada Oi! The Album, de 1980, feita pelo músico e jornalista Garry Bushell e lançada pela gravadora EMI Records.

This post was last modified on 11 de dezembro de 2022 12:03

Redação 89: