Como Ajudar
Especial U2

Artistas independentes fazem barulho de 3 bilhões de dólares no mercado da música

Redação 89

Artistas independentes fazem barulho de 3 bilhões de dólares no mercado da música Imagem Unsplash/Geo Chierchia

A TuneCore, líder em distribuição para artistas independentes, alcançou a marca de US$ 3 bilhões em receitas para artistas (desde que a empresa foi fundada em 2006), reforçando seu status como a distribuidora que mais paga bem no mundo para artistas independentes. A TuneCore é de propriedade integral da Believe, uma das principais empresas de música digital do mundo.

Embora o valor de US$ 3 bilhões representam um total cumulativo de ganhos de todos os artistas da TuneCore – incluindo desde novos artistas, artistas em ascensão, profissionais e até mesmo artistas com carreira estabelecida- o potencial de alcançar o sucesso financeiro por meio de uma distribuidora independente nunca foi tão grande, com mais de 8.000 artistas da TuneCore ganhando mais de $10.000 dólares, milhares de artistas ganhando entre $50.000 e $100.000 dólares e muitos levando para casa mais de $1.000.000 de dólares. Esse gigantesco pagamento aos artistas acontece através de acordos diretos da TuneCore com todos os provedores de serviços digitais, o que é um verdadeiro diferencial no mercado. A empresa também oferece serviços para receita adicionais para seus artistas por meio de suas plataformas sociais e programas como ID de conteúdo do YouTube, com o serviço de Autoral de música da TuneCore pagando artistas perto de $90.000.000 de dólares (desde o lançamento do serviço de Autoral de Música da TuneCore em 2011). Ao oferecer uma ampla gama de recursos para ajudar os artistas em todos os estágios de suas carreiras, a TuneCore criou uma plataforma onde os artistas recebem não apenas serviços de distribuição de melhor qualidade, mas também uma estrutura de suporte para crescimento de carreira a longo prazo.

Segundo a MIDiA Research, artistas independentes representam o segmento de crescimento mais rápido do mercado global de música, saltando de uma participação de 1,7% no mercado em 2015 para 5,3% em 2021. Denis Ladegaillerie, CEO da Believe comentou: “A TuneCore é essencial para a missão abrangente da Believe, bem como a chave para o ecossistema do Grupo, que é projetado para apoiar uma ampla gama de artistas em todas as fases de suas carreiras e em todos os dados demográficos. A conquista de 3 bilhões de dólares ganhos por artistas independentes fala muito sobre a importância de apoiar igualmente todos os artistas. É por isso que toda a comunidade artística deve ser apoiada sem diferenciação para permitir o surgimento de uma nova classe de artistas independentes que sejam capazes de se sustentar vivendo de sua arte. Nem todos os artistas pretendem se tornar superestrelas, mas todos os grandes artistas precisam de uma plataforma de lançamento para alavancar suas carreiras.”

Na última contagem, mais de 400 artistas da TuneCore foram para os níveis de serviços premium da Believe, Label and Artist Solutions (LAS), bem como para a Artist Services (AS). Ao fortalecer as conexões entre Believe e a TuneCore, o Grupo construiu uma oferta que atende às necessidades dos artistas em todos os estágios de seu desenvolvimento e criou um ambiente onde os artistas têm a liberdade de experimentar todos os gêneros musicais – do estilo tradicional ao progressivo. La Sad, da Itália, é um exemplo brilhante disso, com três trabalhos solo de diferentes origens e gêneros, o que apresentou um novo som ao mundo por meio da TuneCore e, eventualmente, fazendo um upgrade para a Believe.

TuneCore: pagamento vitalício total para artistas independentes (em milhões de dólares)

Andreea Gleeson, CEO, TuneCore adicionou, “Temos orgulho de oferecer serviços inovadores baseados em tecnologia a preços acessíveis para todos os artistas, seja você um iniciante ou um artista de ponta. Ed Sheeran, Lizzo e Chance the Rapper começaram suas carreiras na TuneCore – na verdade, o próximo Ed Sheeran, o próximo Lizzo e o próximo Chance poderiam muito bem estar em nossa lista agora. Nosso objetivo é dar a todos os artistas independentes a liberdade de criar, testar, aperfeiçoar – e ganhar dinheiro com sua música, sem restrições. Quando você promove um espaço onde a criatividade flui, os artistas são capazes de ultrapassar limites e é aí que mora a inovação – artistas colaborando para criar novas músicas, novos sons e novos gêneros.”

A TuneCore e muitos de seus artistas compartilham um espírito apaixonadamente independente. A artista de R&B nascida em Atlanta e residente em Los Angeles, Tanerélle, iniciou sua carreira em 2015 com o single eletro/dance-pop “Siren” e vem ganhando reconhecimento desde então por seu estilo único de R&B que combina a produção altamente criativa que combina lo-fi hip hop com um estilo sonoro exuberante e altamente expressivo e único, que se encaixa em seu alter ego Mama Saturn. Ela acumula mais de 70 milhões de streams apenas no Spotify, recebeu elogios dos principais meios de comunicação, incluindo MTV, Paper Magazine, Vibe e mais, e sua música foi apresentada na produção de Spike Lee She’s Gotta Have It, Issa Rae’s Insecure e muito mais. Tudo isso sem o apoio dos canais tradicionais de divulgação.“Ser uma artista independente me permitiu evoluir criativamente, como mulher e ativista,” afirma Tanerelle. “Permitiu que eu me sentisse livre e no controle de minha própria voz e meu próprio destino. É mais do que qualquer um poderia pedir.”

Entre a nova geração de artistas que optam por manter o controle de suas carreiras e construir sua própria carreira como um artista TuneCore independente, está a sensação da música country Maggie Baugh. Quando adolescente, a artista country de Nashville, Maggie Baugh, assinou inicialmente com uma gravadora antes de abrir caminho como uma artista independente. Em 2021, seus singles “Drinking To The Broken Hearts” e “Think About Me”, lançados pela TuneCore, acumularam mais de um milhão de streams cada um apenas no Spotify, e Baugh recusou repetidamente ofertas de gravadoras enquanto sua música se tornava viral nas redes sociais. Ela recebeu elogios da People Magazine, American Songwriter, Taste of Country e muito mais, e “Think About Me” fechou o ano como a música número um na lista de reprodução Fresh Finds Country:Melhores de 2021 do Spotify.Baugh comentou, “Como artista independente, trabalhamos horas e horas para alcançar nossos objetivos e sonhos. Nós comemos, respiramos e dormimos nossas carreiras. Claro, ninguém deve trabalhar mais do que o artista, mas há algo a ser dito sobre ter uma equipe fantástica e um grupo de pessoas apoiando você. Continuo a me manter independente após o sucesso porque quero encontrar o grupo certo de pessoas que tenham interesse verdadeiro pela minha música, que estejam dispostas a trabalhar duro comigo e empolgadas com o que estou fazendo como artista..”

À medida que a TuneCore continua a crescer, o mesmo acontece com a lista de artistas internacionais da empresa. Como resultado, artistas de todo o mundo optaram por seguir carreiras como independentes. 34% dos artistas que geraram mais de $10.000 dólares no Spotify vivem em países fora dos dez principais mercados de música (fonte: Spotify) e os artistas da TuneCore fora dos Estados Unidos representam 60% dos novos artistas e gravadoras. Na Itália, o renomado rapper Vacca, conhecido por suas colaborações de alto nível com artistas como Styles P, lançou álbuns anteriormente pela EMI (2007’s Faccio quello che voglio),UMG (Sporco de 2010, Pelleossa de 2011 e Pazienza de 2013) e Sony Music (L’ultimo tango de 2015), antes de se afastar do sistema tradicional de gravadoras e retornar às suas raízes independentes. Vacca comentou, “Os melhores momentos da minha carreira foram quando uma receita substancial começou a vir do meu catálogo. Naquela época, comecei a realmente entender a grandeza da TuneCore e a oportunidade que ela oferece a nós, artistas independentes. Por causa da TuneCore, podemos gerenciar diretamente nossos projetos, nossa arte e, consequentemente, também nossa vida.”

No início deste ano, para democratizar ainda mais a indústria da música para artistas independentes, a TuneCore apresentou sua nova estrutura de preços no plano ILIMITADO, dando aos artistas o poder de lançar um número ilimitado de singles e álbuns por uma taxa anual fixa e permitindo que eles criem mais música e experimentem diferentes estratégias de lançamento para avançar em suas carreiras e alimentar sua base crescente de fãs. Em novembro de 2021, a TuneCore também lançou a Redes Sociais, que permite aos artistas fazerem o upload de suas músicas – sem custo inicial – diretamente nas bibliotecas de música de plataformas como o TikTok, YouTube Shorts, Stories e Reels do Facebook e Instagram, onde eles podem ganhar exposição ao mesmo tempo em que ganham dinheiro com sua música.

Ao fornecer uma plataforma aberta e uma solução de tecnologia acessível para artistas independentes para distribuir amplamente e ganhar dinheiro com sua música, a Believe e a TuneCore ajudaram a criar uma indústria mais sustentável e saudável, onde nenhuma etapa é pulada e os artistas podem ter o ambiente certo em todas as fases de suas carreiras para atender às suas ambições. Através dos esforços consistentes do Grupo desde a sua criação em 2005 o objetivo é democratizar o negócio da música, reduzindo o bloqueio da indústria e fornecendo recursos para a curadoria e distribuição de trabalho dos artistas em todas as fases do seu desenvolvimento. A Believe e a TuneCore continuam a trabalhar para criar um ecossistema musical mais equitativo e diversificado em todo o mundo.

Um marco importante para os artistas independentes da TuneCore, que mostram a suas forças não só em playlists e charts mas também nos números! A força dos artistas no Brasil e América Latina reflete nos $3 Bilhões de dólares em royalties, pagos exclusivamente a eles. Nossa missão é proporcionar o melhor serviço, oferta e a liberdade para esses artistas criarem e ganharem dinheiro para investir em suas carreiras. Música é criação, paixão e acima de tudo dedicação! – Bruno Duque, Head of TuneCore LATAM and Brazil.

Via AI



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS