Macaco Bong se reinventa no intenso álbum “Live Garage”

O trio de rock instrumental Macaco Bong lança hoje, 01/12, o disco Live Garage. Com apenas 5 músicas, mas 40 min de duração, a banda se reinventou em um trabalho que traz influências de metal e riffs intensos. As faixas do disco formam uma história “sem fim”, prendendo o ouvinte em cada segundo e o levando em uma aventura hipnotizante.

Para o fundador e guitarrista Bruno Kayapy, o grande diferencial desse álbum é a intensidade da energia crua do trio, que foi conservada na gravação. Não se trata exatamente de um álbum ao vivo com um público presente, mas a banda buscava traduzir a mesma energia presente nas suas performances:

“Ao longo de quase duas décadas de banda, comecei a perceber melhor esse feedback de como o nosso show é absurdamente superior a gravação que se ouve nos discos! A experiência de estar presente no show do Macaco Bong é totalmente diferente da experiência de ouvir um disco. Esse é o primeiro álbum da banda que prioriza esse lado da sonoridade ao vivo dos nossos shows – por isso esse conceito de ‘Live’.”

Essa abordagem de gravação, mais crua e realista, surgiu também em resposta ao período da pandemia: o último álbum da banda, Mondo Verbero (2021), teve um processo adverso, sendo gravado completamente à distância. Já nesse novo disco, a banda pôde finalmente se juntar novamente e gravar presencialmente. Em um ambiente de garagem transformado em estúdio musical caseiro, Bruno Kayapy (guitarra), Igor Carvalho (baixo) e Marcus Fachini (bateria) gravaram as músicas do disco juntos, olho no olho.

Com isso em mente, a banda também planeja um complemento a esse disco; em 2023, um segundo volume do Live Garage será lançado. A continuação do disco será composta por uma seleção de músicas de todo o catálogo da carreira da banda, regravados nesse mesmo formato que prioriza a energia “ao vivo”, e contando também com uma faixa inédita.

O Macaco Bong dificilmente repete a mesma fórmula musical em seus álbuns, e as composições transitam por inúmeras vertentes musicais, ao ponto de ser praticamente impossível de se rotular a banda dentro de algum gênero ou nicho da indústria musical. Nesse novo trabalho, a banda atingiu um novo patamar no que se refere a sua proposta musical de desconstrução de arranjos convencionais da música pop. Mesmo com 10 anos de carreira, o trio segue inovando, e esse novo disco é a maior prova disso. Ao mesmo tempo que exploram sonoridades novas, a banda conseguiu evidenciar no disco seu maior ponto forte: a intensa energia que vem da dinâmica entre o grupo.

Live Garage é um lançamento do selo ForMusic Records. Ouça no seu serviço de streaming favorito AQUI ou no player abaixo:

This post was last modified on 1 de dezembro de 2022 12:03

Redação 89: