Como Ajudar
Especial U2

Som cabeça: artista cria música a partir de suas próprias ondas cerebrais

Redação 89

Som cabeça: artista cria música a partir de suas próprias ondas cerebrais imagem divulgação

A artista techno japonesa Kyoka é o tema de um novo curta-metragem que explora seu processo criativo em uma performance ao vivo. Com trechos de uma palestra e performance no Signals Festival 2022, realizado em outubro no Funkhaus Berlin, o vídeo mergulha na arte única de Kyoka,  mais especificamente em suas novas experimentações.

Ela teve suas ondas cerebrais medidas nas universidades de Tóquio e Berlim e as usou dentro de um sintetizador para criar sua mais nova composição. “Eu sou muito inspirada pelos sistemas ou hábitos do cérebro. Eu tento fazer minha própria sintaxe de música cerebral, que é quase como minha própria linguagem musical, e a atribuo à minha composição musical depois de verificar as ondas cerebrais e analisá-las o máximo possível”, disse a artista num bate-papo com a diretora Beate Kunath.

“Esta é realmente a primeira vez que eu tentei entender a emoção ou a química do público em uma abordagem baseada em teoria científica real, como adrenalina ou dopamina, está funcionando. E eu tentei atribuir isso à minha música”, observou ela sobre tocar sua “música cabeça” para uma plateia.

O curta-metragem apresenta som e imagens da performance de teste de Kyoka dentro do New Music Syntax.  De acordo com a Mixmag.Net, a experiência deverá ser concluída em dezembro com um show no Mutek Tokyo. Assista ao filme no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS