Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

The Hu é nomeado Artista pela Paz da UNESCO

Redação 89

The Hu é nomeado Artista pela Paz da UNESCO imagem divulgação

A banda mongol The HU, que combina música tradicional de sua terra com rock moderno ocidental, foi oficialmente nomeada “Artista pela Paz”, nesta sexta-feira, 25 de novembro, pela UNESCO. O grupo é o primeiro do gênero rock/metal a receber a distinção e foi homenageado em uma cerimônia na sede da entidade em Paris, na França.

O vocalista do The HU, Galbadrakh “Gala” Tsendbaatar, comentou: “Os mongóis têm o maior respeito por sua história, cultura e a língua que nos foi deixada há milhares de anos por nossos anciãos e ancestrais. O objetivo e o propósito do The Hu é, em primeiro lugar, executar um gênero único de música que dê força e poder a cada audição. Em segundo lugar, é mostrar ao mundo o meio de vida nômade e ambientalmente consciente da Mongólia que foi transmitido das gerações anteriores e inspirar outros a viver vidas minimalistas e aproveitar a vida ao máximo. A UNESCO elegendo The Hu com a designação ‘Artista pela Paz’ mostra seu apreço pela diversidade cultural e peças patrimoniais que são de grande valor para os mongóis”.

O músico acrescentou que a parceria entre o grupo de rock e a UNESCO trará consciência para todas as culturas que se distinguem por sua herança única e valores fundamentais.

A Unesco diz em seu site que “HU” corresponde à raiz da palavra “ser humano” na língua mongol. “Com esse nome, o grupo reivindica seu compromisso humanista. Através de sua música, eles abordam os temas da igualdade de gênero, respeito pela diferença e a importância de proteger a natureza. Eles também promovem a diversidade linguística usando dialetos regionais ameaçados de extinção”.

A UNESCO é a agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que visa apoiar iniciativas de paz e segurança por meio de representantes das áreas de artes, ciência, educação e muito mais.

Confira o som da banda no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS