Como Ajudar
Especial U2

dEUS anuncia seu primeiro novo álbum em 10 anos: “How To Replace It”

Redação 89

dEUS anuncia seu primeiro novo álbum em 10 anos: “How To Replace It” imagem divulgação

A veterana banda indie belga chamada dEUS acaba de anunciar seu novo álbum How To Replace It, que estará disponível no dia 17 de Fevereiro de 2023 através do selo [PIAS] Recordings.

dEUS nunca teve realmente uma filosofia. Nunca quis ter uma. No entanto, eles se mantiveram fiéis a certos princípios básicos. “Você não quer se repetir, mas tem seu estilo”, diz Tom Barman, frontman e líder genial dos roqueiros belgas. “Você quer experimentar coisas novas e apenas reagir a tudo o que se sinta fresco no momento”. Assim é com ‘How To Replace It’, seu oitavo álbum de estúdio e o primeiro em dez anos; distinto e inventivo, melódico mas desafiadoramente inesperado. Único. E acima de tudo, inconfundivelmente dEUS.

Até mesmo esse título – misterioso, oblíquo – analisa fantasticamente incognoscível, sugerindo um profundo senso de sabedoria. Siga as pistas das letras, e você poderá concluir que “isso” diz respeito ao romance e ao envelhecimento; observe um pouco, e você poderá se apoderar da modernidade sendo o mal-estar descrito. De qualquer forma, a intriga motivadora é pelo design. É uma pergunta, é uma resposta… cabe ao ouvinte decidir.

dEUS também está mais enigmático do que nunca. Dez anos parece ser muito tempo, mas eles nunca estiveram realmente longe. Houve a compilação de Canções Selecionadas 1994-2014, a turnê Soft Electric, numerosas aparições em festivais e aniversários para comemorar – sua magnum opus, The Ideal Crash, completou 20 anos; uma turnê europeia de 65 datas levou mais de um ano em preparação e execução.

“As coisas sempre levam mais tempo do que você pensa”, diz a cantora, “mas este não foi um projeto de dez anos”. Também não foram nem quatro anos, e embora planos concretos tenham sido estabelecidos em 2018 – calendários limpos, sessões marcadas – houve ensaios e turnês de The Ideal Crash, e, claro, a pandemia. Mas a forma de trabalho da banda também mudou. Para os dois discos anteriores, as sessões de jam sessions eram longas e estruturadas – cinco dias por semana, do meio-dia às 18h – com canções sendo moldadas e desenvolvidas ao longo do tempo. How to Replace It, no entanto, se uniram durante as improvisações concentradas, curtas e explosivas. Com muitos clássicos e tempo correndo, dEUS se aperfeiçoou. Velhos hábitos morrem duramente…

Vinte e oito anos após seu álbum de estreia, dEUS continua a ser uma banda indie vanguardista, empurrando sempre para frente, infinitamente curiosos e criativamente inquietos. “Após tantos anos, queremos fazer tantos festivais, e tocar em tantos lugares”, diz Barman. “Mal podemos esperar para fazer estas canções ao vivo”.

O álbum novo estará disponível em CD, LP, LP de cores limitadas e em todas as plataformas digitais. Pré-encomenda de How To Replace It AQUI. dEUS fará uma turnê em março e abril pela Europa para promover esse novo trabalho. Fique ligado no site da 89 FM para ouvir os singles e novidades sobre as apresentações ao vivo da banda.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS