Como Ajudar
SUPERBANNER BONÉ RS

Tropas russas matam músico ucraniano que se recusou a participar de concerto

Redação 89

Tropas russas matam músico ucraniano que se recusou a participar de concerto imagem 89

Soldados russos mataram um músico ucraniano em sua casa, neste sábado (15), depois que ele se recusou a participar de um concerto em Kherso, cidade do litoral ucraniano ocupada por tropas da Rússia. A informação é do ministério da cultura em Kiev, reproduzido neste domingo (16) pelo The Guardian.

De acordo com a publicação, o comunicado das autoridades ucranianas diz que o maestro Yuriy Kerpatenko se recusou a participar de um concerto destinado a demonstrar a chamada “melhoria da vida pacífica” em Kherson”. O evento, programado para 1 º de outubro, tinha a intenção de apresentar a orquestra de câmara de Gileya, da qual Kerpatenko era o maestro principal, mas ele “se recusou categoricamente a cooperar com os ocupantes”.

Kerpatenko, que também era o principal maestro do Mykola Kulish Music and Drama Theatre de Kherson, estava há algum tempo postando mensagens desafiadoras ao governo russo. A procuradoria regional de Kherson na Ucrânia iniciou uma investigação formal “com base em violações das leis e costumes de guerra, combinadas com assassinato intencional”.

A notícia da presumida execução do maestro fez com que vários governos europeus se manifestarem contra a forma com que a Rússia conduz a invasão ao território ucraniano.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS