Como Ajudar
Especial U2

“Eggs and Light”? Estudo diz que 70% dos americanos cantam errado letra de clássico do Metallica

Redação 89

“Eggs and Light”? Estudo diz que 70% dos americanos cantam errado letra de clássico do Metallica imagem divulgação

Cantar a letra de uma canção famosa de forma errada é algo bem comum. Basta citar como exemplo a música “Noite do Prazer”, de Cláudio Zolli, no qual o trecho que diz “tocando B.B. King sem parar” é cantando por muitos assim: “trocando de biquíni sem parar”. Esse fenômeno de quando a mente ouve mais que os ouvidos tem um nome, chama-se “mondegreen”. Basicamente, é uma palavra/expressão que interpretamos de forma errada e que acaba por condicionar profundamente a nossa percepção. Nos Estados Unidos, acabou de rolar um estudo conduzido pelo YourDictionary envolvendo 1.000 pessoas para analisar quais músicas e gêneros têm letras que a maioria das pessoas costuma ouvir mal.

O teste foi realizado mostrando aos participantes videoclipes e várias opções de letras para escolher, com base no que ouviram. As canções incluídas no estudo pertenciam aos gêneros rock, metal, folk, pop, hip-hop, rap, eletrônico e R&B. Os resultados, publicados pelo Ultimate Guitar, indicaram que a canção número 1 mais ouvida de forma errada foi “Enter Sandman”, do Metallica, com 70% das pessoas ouvindo as palavras erradas. O trecho “Exit Light, Enter Night” é comumente cantado “Eggs and Light, End all Night”.

Enquanto o Metallica liderou o estudo no geral, algumas outras canções de rock e metal chegaram às primeiras posições na lista: “Sex On Fire” do Kings of Leon, “I Want to Hold Your Hand” dos Beatles, “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana e “Bohemian Rhapsody” do Queen.

Os pesquisadores verificaram que metal e R&B foram os gêneros mais propensos a serem mal ouvidos, enquanto Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, foi nomeado o cantor mais difícil de entender.

Abaixo você pode observar mais detalhes do estudo feito lá nos Estados Unidos e começar a pensar nas canções que você canta errado em português ou pensava que cantava em português, porque “Garota Nacional” do Skank, por exemplo, não diz “Berimbau bau bau/ Berimba-ba-bau/ Berimbau bau bau”, o correto é “Beat it laun, daun, daun/ Beat it, loom, dap’n daun/ Beat it laun, baun baun”, ok?



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS